IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

    banner-terreiros

Narrativas Patrimoniais – Diálogo, Fomento e Qualificação

  • Publicação:

Abertas inscrições para segunda etapa do ‘Narrativas Patrimoniais’ em Salvador

 

Já estão abertas as inscrições para o programa estadual ‘Narrativas Patrimoniais’ em Salvador. São cursos, oficinas, palestras e workshops gratuitos realizados com objetivo de qualificar, dialogar e fomentar interessados nas áreas do patrimônio cultural (material e imaterial) e de museus (programa:http://goo.gl/DjyRn2). A segunda etapa do programa será lançada no próximo dia 21 (julho/2016), às 9h, no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, nº 2340. A inscrição é feita via formulário (https://goo.gl/Qp4LpK) enviado para narrativaspatrimoniais@ipac.ba.gov.br.

“Existe demanda de profissionais, instituições públicas e privadas, e produtores culturais que desejam construir projetos para os segmentos da museologia, arquitetura, restauro, urbanismo, patrimônio material/imaterial e museologia, que ainda não sabem como fazê-lo; o ‘Narrativas Patrimoniais’ foi criado para facilitar esse interesse”, explica o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), João Carlos de Oliveira. Vinculado à secretaria estadual de Cultura (SecultBA), o IPAC criou e coordena o ‘Narrativas’.

 

POLÍTICA PÚBLICA – No lançamento do dia 21, a partir das 9h, no MAB, acontece a palestra ‘Elaboração de projetos para financiamento coletivo’, por Candice Pascoal, diretora da ‘Kickante’, uma das mais conhecidas plataformas de financiamento coletivo do Brasil. As vagas são limitadas.

“O programa ‘Narrativas Patrimoniais’ oferece espaço de diálogo e troca de informações, reunindo pesquisadores, estudantes, acadêmicos e produtores culturais para fortalecer as políticas públicas de proteção ao patrimônio cultural baiano”, afirma o superintendente de Promoção Cultural (Suprocult) da SecultBA, Alexandre Simões. A Suprocult e o Escritório Bahia Criativa apoiam o ‘Narrativas’ e coordenam parte da programação. Depois de Salvador, o programa segue no dia 23 para Capim Grosso e Palmeiras (25 e 26), na Chapada Diamantina, onde acontecem palestras sobre consultoria coletiva e elaboração de projetos com ênfase no patrimônio.

 

ELABORAÇÃO de PROJETOS – No dia 3 de agosto, o programa volta a Salvador e faz atividades de consultoria coletiva e elaboração de projetos para instituições museológicas no Laboratório de Educação Digital (LabDimus). Neste dia, será apresentado um case do Fundo de Cultura do Estado da Bahia: Museu Carlos Costa Pinto. Dia 9, segue para Santo Amaro, e nos dias 16 e 17 para Caetité. Os dois municípios recebem oficinas de elaboração de projetos.

Podem participar do programa do IPAC, produtores culturais, agentes públicos, artistas, arquitetos, urbanistas, restauradores, museólogos, gestores e qualquer profissional interessado em elaborar projetos. Na primeira etapa do ‘Narrativas’ foram realizadas atividades em Salvador, Santo Amaro, Jequié e Ilhéus, entre os meses de maio e junho (2016). Confira as atividades realizadas nos links:http://goo.gl/ctXRZnhttp://goo.gl/tjAecWhttp://goo.gl/sQBKivhttp://goo.gl/QZmgDf,http://goo.gl/LNPeL0http://goo.gl/DjyRn2http://goo.gl/duxUuQhttp://goo.gl/A8L4jJ ehttp://goo.gl/TzbHah. Mais informações: (71) 3117-7482 e endereço eletrônico narrativaspatrimoniais@ipac.ba.gov.br. Acesse o site www.ipac.ba.gov.br, facebook ‘Ipacba Patrimônio’, twitter ‘@ipac_ba’ e instagram ‘@ipac.patrimonio’.

 

Crédito Fotográfico obrigatório Fotos – Divulgação – Lei nº 9610/98

Assessoria de Comunicação – IPAC, em 07.07.2016

Jornalista responsável Geraldo Moniz de Aragão (DRT-BA nº 1498)

(71) 9110.5099, 9922.1743

(71) 3117-6490, 3116-6673

Coordenação de Jornalismo e Edição: Marco Cerqueira (DRT-BA nº 1851)

(71) 98234-9940

ascom.ipac@ipac.ba.gov.br

www.ipac.ba.gov.br