IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

    banner-terreiros

Biblioteca Manuel Querino

  • Publicação:

Após um período de recesso para manutenção e estruturação, a Biblioteca Manuel Querino normaliza suas atividades no CEDOM, em um amplo e aconchegante espaço para consultas, pesquisas e interação com a equipe técnica do IPAC.

Criada em outubro 1972 pelo antropólogo Vivaldo da Costa Lima, a Biblioteca do IPAC recebe em 2008 o nome de Biblioteca Manuel Querino (BMQ). De 2008 a 2012, ocupa um espaço no Centro Cultural Solar Ferrão, adaptado para receber seu acervo, referência na área de patrimônio cultural.

O nome é uma homenagem ao professor Manuel Querino, nascido em Santo Amaro da Purificação, a 150 km de Salvador, que deixou, entre livros, estudos e artigos, um grande registro da cultura africana no Brasil.

Com títulos e obras especializadas em história da Bahia, antropologia, arquitetura, urbanismo, arte, artesanato e sociologia, a BMQ possui em seu acervo mais de 220 livros antigos, consultados por especialistas de todo o Brasil. Entre as raridades, se destaca o livro Memória do Estado da Bahia, de autoria de Vicente Vianna e editado em 1893, além de livros e documentos do século XVIII.

Relação de novas publicações incorporadas ao acervo

Acervo da Biblioteca

Sugestões de leitura

Agenda de lançamentos

 

Localização:
CEDOM – Rua Gregório de Mattos, 29, Pelourinho – Salvador/BA

Contato:
Telefone: (71) 3117-6384 e (71) 3116 6746
e-mail: biblioteca@ipac.ba.gov.br

Funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 09:30h às 18h

 

Acervo DIMUS

A Diretoria de Museus do IPAC - DIMUS também possui vasto acervo de publicações, que se encontra devidamente organizado e disponível para consulta no setor de documentação e pesquisa localizado em sua sede, no Palácio da Aclamação.
Av. Sete de Setembro, 1.330, Campo Grande, Salvador (BA)