IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

Última edição do circuito ‘Contos e Cantadores’ fará homenagem ao Mestre Waldemar da Liberdade

  • Publicação:

Waldemar Rodrigues da Paixão, mais conhecido como mestre “Waldemar da Liberdade” Última edição do circuito ‘Contos e Cantadores’ fará homenagem a Mestre Waldemar da Liberdade será o próximo homenageado da última edição do circuito Contos e Contadores que acontece no Museu Palacete das Artes, neste sábado (24), às 17h. Aprovado pelo Edital Setorial de Museus (20/2016) do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), o projeto conta com apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Inspirado pelo tema “Cantar e Resistir”, a edição de encerramento irá reunir o Mestre Negoativo, Mestre Olavo e o idealizador do projeto, Mestre Sabiá, que falarão sobre os aprendizados que ficaram da convivência que tiveram com Waldemar. Na ocasião haverá também a exibição do documentário “O Herói da Liberdade: Waldemar da Paixão”, produzido por Negoativo, que revisitou o bairro do Pero Vaz (Liberdade), e registrou o depoimento de inúmeros discípulos do homenageado.

“Chegou um momento que o Mestre Waldemar acabou virando um símbolo da Bahia. Então ele precisou aumentar sua produção de berimbaus coloridos, montou seu ateliê na Liberdade e passou a dar emprego às pessoas da comunidade, reforçando o respeito e importância que tinha para seu bairro e deixando sua marca como artista plástico e visual também”, relatou Mestre Negoativo.

O fechamento da programação acontecerá com o “Sarau de Encerramento”, onde os cantadores farão uma homenagem a Waldemar que edificou a capoeira no Brasil e no mundo através de seus berimbaus customizados com pinturas e cânticos afinados.

Além de Waldemar, os mestres Bimba, João Pequeno e Gato Preto também tiveram seu legado musical homenageado pelo circuito Contos e Contadores. ”Foram encontros muito felizes, em que podemos chamar a sociedade como um todo para este momento de reflexão sobre o legado desses grandes mestres tão representativos da cultura popular e fundamentais para a internacionalização da capoeira. Quem já conhecia, teve a oportunidade de revisitar a obra deles, e quem não conhecia, passou a conhecer”, ressaltou Mestre Sabiá.

SERVIÇO
“Contos e Cantadores” homenageia Waldemar da Liberdade
Onde: Palacete das Artes (Graça)
Quando: 24 de novembro (sábado)
Horário: 17h
Entrada franca

Assessoria de Comunicação – IPAC, em 21.11.2018
Texto: Mari Sonciarê (Estagiária)
Revisão de texto: Carla Costa (Jornalista DRT:03850)
(71) 3117-6490, 3116-6673
ascom.ipac@ipac.ba.gov.br
www.ipac.ba.gov.br
Facebook: Ipacba Patrimônio
Twitter: @ipac_ba