IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

Teatro e música no Museu Náutico da Bahia

  • Publicação:

Teatro, música e tecnologia deram mais vida e história ao Museu Náutico nesta terça-feira (21) devido ao “Projeto Vozes – Uma viagem no tempo através do Museu Náutico da Bahia”.

Vencedor do Edital Setorial de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), com recursos do Fundo de Cultura, o projeto objetiva despertar de forma lúdica e educativa o interesse pelos fatos e personagens históricos que foram relevantes para a construção da cultura baiana.

Para o administrador do museu Náutico Reuben Costa, foi um casamento que deu certo, pois possibilita uma produção de conhecimento de maneira multidisplinar. “Conseguimos reunir a apresentação de informações históricas, que são fundamentais para o fortalecimento da identidade e cultura,  com a linguagem teatral de maneira lúdica e criativa. Dessa forma conseguimos passar informações prendendo mais a atenção do visitante”, explica.

De acordo com a museóloga Rita Andrade,  a realização do projeto é um sonho de muito tempo que está sendo realizado agora. “Acreditamos no poder transformador do teatro, como também do museu, como veículo de educação não formal. O aluno quando vem para o museu leva experiências para seus familiares e amigos de uma época que vai vivenciar por meio dos objetos e histórias contadas”, relata.

Ester Oliveira, estudante da Escola da Polícia Militar – Lobato, disse ter ficado surpresa com a aparição da tecnologia e do teatro dentro do museu. “Há uma interação maravilhosa e aprendemos com mais facilidade. Eu não conhecia aqui, é a minha primeira vez e fiquei muito feliz, vou frequentar mais os museus”, declara.

Para o museólogo Alberto Magno de Oliveira Neto, é de suma importância essa união do teatro com o museu ele afirma, “é de grande valia essa aprendizagem e dinâmica nos espaços museais. Como este projeto abarca também o público infanto-juvenil, eles se envolvem de maneira muito legal e divertida”, declara.

 

O projeto será desenvolvido em 14 apresentações, intervaladas até o mês de junho.  Para fazer a visita ao espaço existe a necessidade de um pré- agendamento. Escolas públicas e privadas, ONGs, órgãos públicos, entre outros, podem entrar em contato e fazer o agendamento prévio através do telefone 71 3264- 8296. Contudo, há algumas limitações como o máximo de 60 alunos e idade mínima 10 anos.

 

Para outras informações acessar o link: https://goo.gl/cVeir3.

 

Assessoria de Comunicação – IPAC, em 23.03.2018

Assessora Responsável: Alexsandra de Alcântara Santos

Texto-base: Newton Soares (estagiário Jornalismo)

Revisão de texto: Carla Costa (DRT 03850)

(71) 3117-6490, 3116-6673

ascom.ipac@ipac.ba.gov.br

www.ipac.ba.gov.br

Facebook: Ipacba Patrimônio

Twitter: @ipac_ba