IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

Salvador ganha projeto Sollar Baía para o verão 2021/2022

  • Publicação:

A partir desta quinta-feira (9.12) Salvador ganha mais um presente para a temporada do Verão 2021/2022. É o projeto ‘Sollar Baía’ que acontece no período do verão, sempre de quinta a domingo, das 16h às 23h, às margens da Baía de Todos os Santos, no Pátio do Pôr do Sol do Museu de Arte Moderna (MAM-Bahia, Av. Contorno, s/nº). O acesso é franqueado, mas cobra o couvert artístico de pequenas apresentações musicais que ocorram nesse período a partir das 18h. Além disso, pontos gastronômicos estarão montados para atender ao público com venda de comidas e bebidas. O projeto de ambientação do ‘Sollar Baía’ é do arquiteto baiano, Giuseppe Mazzoni Filho.

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) aprovaram o projeto já que o ambiente é protegido pela legislação federal. “A área do MAM tem mais de 400 anos de história e é um dos pontos turísticos mais importantes e procurados da Cidade do Salvador”, destaca o produtor cultural, Rodrigo Mello, que coordena a iniciativa. Segundo ele, a proposta é complementar tudo o que o MAM já oferece, com ambientação apropriada que dialoga com o patrimônio edificado.

 

PROGRAMAÇÃO de SUCESSO – ”O ‘Sollar Baía’ será mais um player de sucesso junto às programações e atrações já tradicionais no Solar do Unhão/MAM, como o Cinema e o Café Saladearte, as prestigiadas exposições do museu nos espaços expositivos do Casarão e Capela, além das Residências Artísticas da Galeria 3, a JAM no MAM e outras novidades que, já soubemos, estão para ser inauguradas pela direção do museu, como o Espaço Lina Bo Bardi”, relata Rodrigo Mello.

 

O produtor explica que a principal atração do projeto ‘Sollar Baía’ é o MAM/Solar do Unhão com todas as suas atividades e a Baía de Todos os Santos. “Mas, claro, teremos um serviço de qualidade nos pontos gastronômicos e desenvolvemos um diálogo com a Comunidade do Unhão que compõe o espectro socioambiental e sustentável dessa região”, complementa Mello. As pequenas atrações musicais virão aos poucos dialogando sempre com o patrimônio material e intangível do entorno. “O público será o parceiro permanente de mais um projeto que abrilhanta o MAM”, finaliza.

 

GASTRONOMIA – Até agora já estão confirmados no Sollar Baía a participação no núcleo gastronômico: Bella Bistrot, 4Cozinhas, Di Janela, restaurante Paraíso Tropical, Lojinha Goumert, Japa Fácil, La Mássima Pasta Gourmet, Pi.zza, Bolo das Meninas, Tabuleiro das Meninas, Pitaya Drinks e Sorveteria da Barra. Mais informações sobre o projeto ‘Sollar Baía’ no telefone (71) 99279-3356. O projeto não disponibiliza vagas para estacionamento de veículos e estimula a circulação de carros por aplicativo, promovendo a segurança do tráfego na cidade.

 

Além do Sollar Baía, o MAM tem aberta ao público a exposição gratuita ‘O Museu de Dona Lina’, com visitação de terça a domingo, das 13h às 17h. A Residência Artística e as Oficinas do MAM (www.oficinasdomam.com.br) também de 13h às 17h. Já o Cine MAM (http://saladearte.art.br/), Café Saladearte e Pátios externos, funcionam das 12h às 20h. Acesse: www.mam.ba.gov.br, redes sociais (instagram e facebook) ou telefone (71) 31176132 (segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 15h). O MAM é um equipamento da Secretaria de Cultura/IPAC.