IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

Roteiros, produtos, Salvador e Noite Cultural marcam 3ª semana do projeto ‘Terreiros Criativos’

  • Publicação:

A partir desta segunda-feira (28), começa a terceira semana de cursos e visitas técnicas do Projeto ‘Terreiros Criativos’ em cidades do Recôncavo da Bahia. A iniciativa capacita condutores, guias de turismo, integrantes de terreiros de candomblé e profissionais de cultura que atuam no Recôncavo. A semana começa com a Oficina de Roteirização com a mestre e doutoranda pela Universidade de Málaga (Espanha), Lara Silveira, a ser realizada à noite na Fundação Hansen Bahia (Rua Treze de Maio, n°197-373), em Cachoeira.

 

Na terça-feira (29) à tarde, a artista plástica e gestora cultural, Ana Maria Fraga, promove a Oficina Desenvolvimento de Produtos, enquanto na quarta-feira (30), também à tarde e na Hansen, a turismóloga, especialista e mestre em Educação pela Universidade do Estado (Uneb), Ana Carla Nunes, fala sobre Turismo Cultural e Patrimônio. Na quinta-feira (31), os alunos do Projeto fazem excursão para visita técnica a monumentos e locais históricos de Salvador durante todo o dia. E, finalmente, na sexta-feira (01.06) à noite acontece uma Noite Cultural em Cachoeira, aberta ao público, com Oficinas de Música e Cantoria Étnico-religiosa.

 

SALVADOR, TERREIROS e MUSEUS – Considerada um celeiro cultural, pelos seus bens materiais e imateriais, diante da diversidade e da existência até os dias atuais de centenas de festas e manifestações culturais, além de deter o maior conjunto arquitetônico barroco de origem europeia nas Américas, a Cidade do Salvador será visitada no próximo dia 31 pelos alunos do Projeto. Estão previstas visitas aos museus Afro-brasileiro da UFBA (Terreiro de Jesus) e Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileiro (Rua do Tesouro). O grupo deve ir ainda à Casa do Benin (Pelourinho) e a Casa de Angola (Praça dos Veteranos). Os terreiros de candomblé do Gantois e do Ilê Axé Opô Afonjá devem ser visitados, além da Senzala do Barro Preto integrante do bloco afro Ilê Aiyê (Curuzu, Liberdade).

 

O principal objetivo do ‘Terreiros Criativos’ é desenvolver a cultura e o turismo na região do Recôncavo, principalmente em Cachoeira e São Félix. A realização é da Associação dos Guias e Condutores de Turismo do Vale do Paraguaçu (ACTUP), com patrocínio do Governo do Estado, via Secretaria de Turismo (Setur), com apoio da Secretaria de Cultura (SecultBA) e Instituto do Patrimônio (IPAC). O projeto conta com parceria do Centro de Artes e Humanidades e Letras (CAHL/UFRB). Excetuando visitas em São Félix, Cachoeira e Salvador, todas as aulas acontecem na Hansen. A grade de aulas continua até meados de junho. Os cursos têm corpo docente formado por cerca de 90% profissionais da região.

 

VAGAS – A participação no Projeto ‘Terreiros Criativos’ é gratuita, voltada para profissionais da cultura, integrantes de terreiros, guias e condutores de turismo. Mais informações sobre vagas:pterreiroscriativos@gmail.com e actup-cachoeira@bol.com.br, telefones (75) 98245.1045 e (71) 99154-5965. O projeto foi lançado em março (https://goo.gl/F1UL5R) com ampla divulgação (https://goo.gl/qBMmLGhttps://goo.gl/w3XXFKhttps://goo.gl/uuaEut).

 

Os 10 terreiros beneficiados são: Aganjú Didê (Ici Mimó), Viva Deus, Lobanekum, Lobanekum Filha, Ogodó Dey, Ilê Axé Itayle, Humpame Ayono Huntóloji e Dendezeiro Incossi Mukumbi (Cachoeira). Além de Raiz de Ayrá e Ilê Axé Ogunjá (São Félix). Confira o site www.ipac.ba.gov.br, os facebooks Ipacba Patrimônio e Moniz Comunicação, o twitter @ipac_ba e os instagram @ipac.ba e @monizcomunicacao.

 

Créditos Fotográficos obrigatório no nome de cada Foto: Lei nº 9610/98 – Acervo IPAC

 

ASCOM/IPAC, em 24.05.2018


Assessora Responsável: Alexsandra de Alcântara Santos

Texto Jornalista: Geraldo Aragão (DRT-BA nº 1498)

(71) 3117-6490/ 3116-6673

ascom.ipac@ipac.ba.gov.br / www.ipac.ba.gov.br
Facebook: Ipacba Patrimônio
Twitter: @ipac_ba
Instagram: @ipac.ba