IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

RICARDO FRANCO EXPÕE INSTALAÇÃO ” PEQUENO MANIFESTO” NO MAB COM FORTE APELO À REVOLUÇÃO NA COMUNICAÇÃO

  • Publicação:
O Museu de Arte da Bahia está expondo até o dia 20 deste mês, a Instalação “Pequeno Manifesto”, do artista visual e publicitário Ricardo Franco com a Curadoria de Vinicius S.A. O artista apresenta nesta mostra, obras atuais e produções anteriores que se estabelecem dentro do contexto de armadilhas, instrumentos de caça camuflados que oferecem algum tipo de vantagem ou iscas para capturar algo, contextualizados por Ricardo, através da revolução na comunicação, no qual os Smartphones e computadores pessoais se tornaram uma ferramenta poderosa de controle dos indivíduos. Dessa forma, segundo o curador Vinícius, “cria-se a possibilidade de direcionamento, individualizado, do teor do conteúdo que lhes é conveniente. A partir daí, o conteúdo pode ser utilizado desde a publicidade até prováveis interferências políticas”. Últimas semanas. Entrada Gratuita.
O uso destas tecnologias, no entendimento do artista Ricardo Franco, ao mesmo tempo em que nos possibilita enormes benefícios, camuflam através de termos de uso, privacidade e linguagem, artifícios de armadilha, de persuasão e controle social que passam despercebidas diante de grande parte da população mundial. O uso de “armadilhas como artifício tem relação analógica com o consumo e os meios de comunicação.  Ao se apropriar destes objetos e de outros símbolos, o artista faz o uso da linguagem de forma objetiva e direta, levando o público a pensar nestas relações de comunicação implícitas do mundo contemporâneo.”
Dentro das obras que vão ser expostas, encontra-se “arapuca” – Ricardo Franco 2011- que participou e foi premiada na Bienal de Spoleto, na Itália em 2014.
O Museu de Arte da Bahia é uma unidade vinculada ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Sobre o artista:
Ricardo Franco vive e trabalha em Salvador, onde nasceu. Realizou sua primeira exposição individual em 2011. Participou de exposições coletivas em Barcelona, Paris, Finlândia, Portugal, Egito, New York,Alemanha, Itália, Shangai, entre outras. Tem trabalhos exibidos em grandes exposições coletivas em Salvador, Feira de Santana, São Paulo e Rio de Janeiro, onde seu trabalho foi premiado duas vezes no Salão de Artes. Recebeu o troféu destaque 2011 em Niterói, além de honra ao mérito de melhor tema no Salão Internacional de Arte Contemporânea em Barcelona e foi premiado na Bienal de Spoleto na Itália. Em Salvador, a sua última exposição individual ”Arte Captada” foi realizada no Galeria Mansarda do Palacete das Artes “Rodin Bahia”no ano de 2014.
Serviço:
O que : Instalação “Pequeno Manifesto”, de Ricardo Franco
Aonde : Museu de Arte da Bahia
Até o dia 20 de janeiro de 2018
Horário de visitação : terça a sexta-feira das 13h às 18h e sábados, domingos e feriados das 14h às 18h