IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

    banner-terreiros

Notícias

‘Recicle já Bahia’ chega ao Pelourinho

  • Publicação:

O Programa Recicle Já Bahia que promove a coleta seletiva de lixo e descartes em órgãos e secretarias do Governo do Estado da Bahia está chegando ao Pelourinho, Centro Histórico de Salvador. “É um trabalho onde todos devem participar nos dias de hoje e fundamental também para uma área como o Centro Histórico de Salvador (CHS)”, alerta o coordenador de Articulação e Difusão do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Ackermann Yeddo. É este setor que administra o Centro de Documentação e Memória (Cedom) e reúne 50 anos de produção e história do IPAC, com biblioteca, centenas de fotografias, mapas, projetos e outros documentos que contam cinco décadas do patrimônio cultural baiano.

Como uma das etapas do processo do ‘Recicle Já Bahia’ no Cedom/IPAC, no Pelourinho, foi promovida na manhã de ontem (24), palestra com direito a explicações com a coordenadora do programa, Vanuza Gazar e sua equipe. Reciclagem, métodos e procedimentos foram abordados. “Temos o compromisso de reduzir a quantidade de resíduos que é enviado aos aterros sanitários e lixões. Nosso objetivo é desviar esses resíduos para serem recolhidos pelas cooperativas, gerando emprego e renda para essas pessoas e, ao mesmo tempo, trazendo auxílio direto para o meio ambiente. Para a agente ambiental, Joseana Cruz, também presente no encontro, “o lixo acaba virando alternativa de renda financeira para muitas famílias, através das cooperativas.

De acordo com a coordenadora de Produção do Cedom/IPAC, Jussara Costa, a implantação do sistema na casa do Cedom (Rua Gregório de Mattos, nº29, Pelourinho) já tinha começado desde o dia 17 deste mês. “Além de garantir uma ação efetiva de pessoas que possam participar da preservação de um espaço no Pelourinho, também é uma maneira de ajudar as cooperativas de catadores”, diz Jussara.

INÉDITO e CARNAVAL – No Carnaval o ano passado (2016) o IPAC também fez um trabalho inédito no Centro Histórico de Salvador ao convidar a Central de Apoio ao Catador para ter base em área do IPAC. “Esta foi a primeira vez que conseguimos espaço de um órgão público para criar uma central; estávamos com 1.000 catadores no carnaval”, afirma a presidente do Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia (CCRB), Michele Almeida. O espaço do IPAC serviu ainda para a 12ª ‘Eco Folia Solidária’ que beneficiou catadores de resíduos recicláveis no carnaval. “O ponto foi estratégico porque era reservado, seguro e de fácil acesso”, garante Michele.

O Recicle Já Bahia é um programa que esteve na Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), evolução do Programa Recicla CAB (que atuava apenas no Centro Administrativo da Bahia) e do Programa Recicla SAC (que atuava nos postos do SAC). Com o advento da Lei Estadual Nº 13.204/14, passou a ser de responsabilidade da Superintendência de Patrimônio – SUPAT. Contatos com o Cedom/IPAC: (71) 3116-6737. Assista os vídeos do IPAC: http://bit.ly/2n1mrVZ. Fique informado: www.ipac.ba.gov.br, facebook Ipacba Patrimônio, twitter @ipac_ba e instagram @ipac.ba.

 

ASCOM/IPAC – Em 25.07.2017

Jornalista responsável Geraldo Aragão (DRT-BA nº 1498)

(71) 99110-5099, 3117-6490, 3116-6673

Coordenação de Jornalismo e Edição: Marco Cerqueira (DRT-BA nº 1851)

(71) 98234-9940

Texto-base e entrevistas: Cecília Oliveira (estagiária Jornalismo)

ascom.ipac@ipac.ba.gov.br - www.ipac.ba.gov.br

Facebook: Ipacba Patrimônio

Twitter: @ipac_ba – Instagram: ipac.ba