banner-terreiros

Projeto Sambas de Roda Mirins tem abertura amanhã (15) em Maragojipe

Com o objetivo de salvaguardar, preservar e difundir o Samba de Roda, o projeto ‘Sambas de Roda Mirins, foi meu Mestre que ensinou’ acontece em sua segunda edição tirando crianças e adultos carentes das ruas, das cidades de Maragojipe, Irará, Acupe, São Francisco do Conde e Saubara. A abertura acontece amanhã, às 10h, na Casa do Samba de Maragojipe. O projeto é realizado com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio do Edital 23/2016 – Setorial de Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo.

No ‘Sambas de Roda Mirins, foi meu Mestre que ensinou’ os alunos recebem aulas de canto e como utilizar os instrumentos, ministradas por sambistas do local. Na segunda edição, os 11 grupos de samba mirins formados nas cidade de Irará, Acupe, São Francisco do Conde e Saubara participam de um intercâmbio cultural com cinco encontros, no intuito de conhecer uns aos outros e trocar experiências na área da música. Na abertura do evento, as crianças viajam para a cidade de Maragojipe.

“Eu me realizo fazendo esse tipo de trabalho. Tentar manter esse processo é fazer com que a cultura do samba de roda possa ser lembrada e isso tem tirado meninos da rua. Eles encontram oportunidade de viajar, conhecer outras comunidade. Além de trabalhar com as crianças carentes é manter a história viva”, conta a organizadora do projeto Luciana Barreto.

O evento conta com a participação dos grupos: Samba de Roda Vovó Sinhá (Saubara), Samba Mirim Renovação do Recôncavo (Maragojipe), Samba Mirim Raizes de Acupe (Acupe-Santo Amaro) e Samba Mirim Os Filhos de Maria (Vera Cruz), proporcionando aos alunos, a oportunidade de bate-papo e trocar experiências com os grandes grupos. Além disso, o processo das aulas será gravado e transformado em um documentário, com o objetivo de mostrar o trabalho que está sendo feito no projeto e exibido em sala de mostras em Saubara.

“Depois da política dos editais muitas coisas melhoraram, o apoio e o fundo de cultura tem colaborado muito com projetos que salvem a nossa cultura”, finalzia Luciana.Acesse: www.ipac.ba.gov.br, facebook Ipacba Patrimônio, twitter @ipac_ba e instagram @ipac.ba.

Serviço:

O quê: Lançamento do Projeto Sambas de Rodas Mirins

Dia: Sábado (15 de julho de 2017 )

Hora: 10h

Local: Casa do Samba de Maragojipe (Sede da Fundação Vovó do Mangue – End: Praça Conselheiro Antônio Rebouças, nº 16 – Centro

Assessoria de Comunicação – IPAC, em 14.07.2017

Jornalista responsável Geraldo Moniz (DRT-BA nº 1498)

(71) 99110-5099, 99922-1743

Texto-base: estagiário Jones Araújo

(71) 99305-9268, 3117-6490, 3116-6673

Coordenação de Jornalismo e Edição: Marco Cerqueira (DRT-BA nº1851)

(71) 98234-9940, 3117-6490, 3116-6673