IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

    banner-terreiros

Notícias

Projeto “Lugar de Criança é no Museu” traz para Salvador uma programação exclusiva e lúdica durante três meses

  • Publicação:

Exposição de cartuns, programação especial e gratuita no mês das crianças e visitações escolares fazem parte do projeto de ocupação do Museu

Como cenário o Museu de Arte da Bahia (MAB), o objetivo do projeto é explorar os espaços do mais antigo museu do estado e transformar em um ambiente infantil durante os meses de outubro, novembro e dezembro.

 

A programação começa com a Mostra Lugar de Criança é no Museu, do cartunista e designer Nildão, com mais de 40 desenhos do artista que explora a fantasia, o lúdico e o fantástico através de uma abordagem bem humorada. Especialmente montada para instigar a curiosidade infantil e impulsionar a imaginação e a criatividade da criançada, a exposição conta com diferentes ambientações e convida os pequenos a explorarem os mistérios da noite na sala, em “A Noite é Uma Criança”, onde entre estrelas e planetas, a magia noturna se revela.

Animais divertidos e fantasiosos habitam a galeria “O Bicho Vai Pegar”, com cartuns que ilustram os bichos em situações curiosas e apresentam animais nunca vistos antes: um jacaré lapiseira e um passarinho torneira. A exposição abriga também um espaço dedicado a brincadeira, onde as crianças podem desenhar, colorir e explorar jogos e curiosidades, interagindo criativamente com os cartuns.

 

A mostra fica aberta ao público de 3 de outubro a 03 de janeiro de 2018 na sala de exposições temporárias do MAB, de terça a sexta, das 13h às 19h, aos sábadodomingos e feriados das 14h às 18h.

 

Em comemoração ao mês das crianças uma programação cultural especial acontece no auditório do MAB. Teatro, música e oficinas criativas animam as tardes de sábado, encantando a criançada com apresentações dos grupos Canela FinaViapalcoNúcleo Circo Único e Cabriola Cia de Teatro. As atividades acontecem nos dias 7, 14, 21 e 29 de outubro sempre a partir das 15h.

E durante a semana, escolas das redes públicas e privadas de ensino serão recebidas para uma visita mediada à exposição de cartuns, com atividades lúdico-pedagógicas desenvolvidas pelo núcleo educativo do Museu. As visitas ocorrem entre 14h 17h e devem ser previamente agendadas pelo telefone: (71)3117-6908.

 

Cada oficina possui um limite de vagas que serão preenchidas mediante inscrição no dia e horário do evento por ordem de chegada. Importante atentar para a classificação indicativa de cada oficina. O acesso aos espetáculos teatrais e show musical será permitido respeitando a capacidade máxima do auditório de200 lugares.

 

O projeto tem a realização de Nildão Produções, Museu de Arte da Bahia e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).  O apoio financeiro, através de seleção pública pelo edital de dinamização de espaços culturais, é da Secretaria da Cultura, da Secretaria da Fazenda e do Fundo de Cultura da Bahia, todas as instituições do Governo do Estado da Bahia.

 

Visitas Escolares

Escolas públicas e privadas podem agendar visita guiada para crianças. A exposição foi pensada para crianças de 6 a 12 anos, mas pode ser exploradas por outras faixas etárias. As visitas são mediadas por monitores capacitados e incluem atividades lúdicos pedagógicas desenvolvidas no espaço educativo do Museu.

 

As visitas podem ser realizadas no turno da tarde, entre 14h e 17h. Agendamento e informações através do telefone: (71) 3117-6908. O transporte é de responsabilidade da escola, o Museu não disponibiliza transporte para os visitantes.

 

 

Sobre o Cartunista:

Nildão é cartunista e designer, formado pela Faculdade de Comunicação da UFBA e possui inúmeros livros nos gêneros cartum, grafite e poesia. Publicou na Folha de São Paulo, Veja, Ele&Ela e na revista Status Humor.

 

O humor sutil é o fio condutor da sua linguagem, presente nos mais variados suportes. De nanodelicadezas a falsas logomarcas, de cartuns não verbais a anúncios fictícios e charges políticas: o afiado e delicado humor de Nildão continua atual e a serviço da não paranoia, estado de espírito pouco cultivado nos dias de hoje.

Nildão já ganhou inúmeros prêmios em Salões de Humor e na publicidade se destacou  com a vitoriosa campanha de cartuns feita para a Bahiatursa que o levou a participar do Festival de Cannes. Uma das frases do livro “Poesia-Remédio contra Azia” serviu de tema para o “Saia Justa”, programa que na época era apresentado por Rita Lee, Marisa Orth, Mônica Waldvogel e Fernanda Young.

 

Serviço:

Lugar de Criança É no Museu

Exposição:

Quando: 03 de outubro a 29 de dezembro, de terça a sexta, das 13h às 19h, aos sábado, domingos e feriados das 14h às 18h.

Onde: Sala de Exposições Temporárias do Museu de Arte da Bahia (MAB)

Entrada Gratuita

Programação Cultural mês das crianças:

Quando: 7, 14, 21 e 28 de outubro sempre a partir das 15h.

Onde:  Auditório do Museu de Arte da Bahia (MAB)

Entrada Gratuita

Visitas Escolares

Informações (71) 3117-6908

Facebook Museu de Arte da Bahia // https://www.facebook.com/museudeartedabahia/ 

https://www.facebook.com/criancanomuseu/

Site www.criancanomuseu.com