banner-terreiros

Projeto ‘Ao Som de Todos’ inicia as aulas

Estudantes do Colégio Estadual Severino Vieira e do Colégio Municipal Vivaldo da Costa Lima já estão participando das aulas do projeto ‘Ao Som de Todos’. O projeto, que propõe o contato de jovens, adultos e idosos com atividades musicais, é promovido pelo Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, em parceria com o Centro Cultural Solar Ferrão e o LabDimus (Laboratório de Educação Digital: Museu, Arte e Cultura) – unidades da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC).

No último dia 16/10, estudantes do Colégio Estadual Severino Vieira tiveram aula prática de flauta e violão. Já no dia 17/10 participaram de uma aula de coral e percussão. As aulas tiveram1h30 de duração quando os alunos puderam ter contato com a prática e a teoria da utilização dos instrumentos; com a prática, teoria e canto coral, valorizando a cultura material e imaterial através da história e teoria musical.

Já os estudantes do Colégio Municipal Vivaldo da Costa Lima participaram, em 20/10, de uma aula de percussão. Neste mesmo dia tiveram também aula de coral. As aulas contaram com 1h30 de duração quando os alunos puderam ter contato direto com os equipamentos musicais; e prática, teoria e canto coral, valorizando a cultura material e imaterial através da história e teoria musical.

No Colégio Estadual Severino Vieira, toda terça-feira acontece a aula de flautas para duas turmas, das 9h às 11h30 com a professora Elizabeth Ladeia. Toda quarta-feira é a vez da aula de percussão e coral das 13h30 às 15h, com Carine Nascimento, Gabriel Dantas e Elizabeth Ladeia. Já na Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima as aulas de percussão corporal e instrumental acontece toda sexta-feira, das 9h às 11h com Carine Nascimento e Gabriel Dantas. As aulas de coral ocorrem toda sexta-feira das 13h30 às 15h no Museu Udo Knoff com Elizabeth Ladeia.

De acordo com a coordenadora do museu, Renata Alencar, o objetivo é desenvolver habilidades psicomotoras, concentração, audição, memória musical e afetiva, trabalho coletivo, consciência disciplinar e de responsabilidade; vivência corporal; autoestima e a iniciação à escrita musical. “Além disso, procuramos estimular a valorização da cultura e música local; incentivamos a prática coral na Bahia e trabalhamos conteúdos relacionados aos elementos sonoros e musicais; proporcionando contato com diferentes gêneros musicais. Também promovemos a aproximação do público do museu”, explica.

Núcleo de Comunicação – Ascom Dimus

Jornalista responsável: Yara Vasku (DRT-PR 2904)

(71) 3117-6445/ 99119-7746
Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia