IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

    banner-terreiros

Notícias

Palácio da Aclamação é cenário para eventos e sessões fotográficas

  • Publicação:

Antiga residência dos governadores da Bahia, o museu é escolhido por sua decoração neoclássica e pela arquitetura estilo Art Nouveau

 

“Quem vem à feira muitas vezes não conhece o Palácio e fica deslumbrado com o lugar. O comentário que escutamos repetidamente é ‘que lugar lindo!’”. Desta forma que Gilberto Monte, produtor da feira de arte ‘Pedra Papel Tesouro’, a qual acontece mensalmente no Palácio da Aclamação, define o museu. O espaço, além de ter sido morada oficial de governadores da Bahia, já hospedou visitantes ilustres como a Rainha da Inglaterra, Elizabeth II, e o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo.

 

No solar oitocentista também são promovidos lançamentos literários, apresentações musicais, atividades socioeducativas, feiras e exposições. Neste ano, além da feira ‘Pedra Papel Tesouro’, o local foi cenário para a gravação do clipe ‘Perdoar, Libertar’ do músico Dick Serafim, e também para a sessão de fotos do Bazar, editorial de moda do Jornal Correio. A editora do Bazar e apresentadora do Expresso da Moda no programa Mosaico (Tv Bahia/Rede Globo), Paula Magalhães, elogiou o espaço. “O Palácio da Aclamação, antiga residência dos governadores, serviu como pano de fundo perfeito para nosso editorial”, pontuou.

 

Outra personalidade que também compareceu ao Palácio neste ano foi o cantor e compositor Gilberto Gil, o qual participou do lançamento da programação anual de ensaios do Núcleo de Ópera da Bahia, ação que integra o projeto do governo estadual de dinamizar espaços do IPAC. “A gestão cultural e a sociedade, junto com aqueles que têm projetos e iniciativas, como aqui no Palácio da Aclamação, precisam se unir. Esse tipo de iniciativa do IPAC, de implantar o Núcleo de Ópera nesse espaço do Palácio é fundamental, pois nos permite caminhar”, disse Gil.

 

Neste sábado (18/03), o Palácio foi escolhido para emoldurar mais um projeto. O fotógrafo Raphael Dutra vai realizar uma sessão fotográfica em homenagem ao Dia da Mulher. A iniciativa tem origem no curso gratuito de fotografia e audiovisual promovido pela Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural da Bahia e a Fundação Pedro Calmon, responsável pela Biblioteca dos Barris.

 

“Reuni dez mulheres diferentes entre si, na intenção de abordar a conexão feminina que vai além do mero contato físico. Vou brincar com o branco e o colorido nas fotos”, pontua Raphael. “Por seu estilo mais clássico, considerei o espaço do Palácio da Aclamação perfeito para a montagem do ensaio”, conclui. O resultado da mostra vai ser exposto na Biblioteca.

 

Atualmente, o Palácio também sedia os ensaios do IPACoral (coral formado por colaboradores do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural). O imóvel tem dois pavimentos e mobiliário em estilo D. José I e Luiz XV, objetos de bronze, porcelana e cristal, tapetes persas e franceses, além de pinturas de paredes e forros criados pelo artista baiano Presciliano Silva (1883-1965), compõem o acervo do solar.

O Palácio da Aclamação integra a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Núcleo de Comunicação – Ascom Dimus
Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Palácio da Aclamação - Avenida 7 de Setembro, 1.330, Campo Grande – CEP 40.080.001
(71) 3117-6445
Jornalista responsável: Yara Vasku (71) 99119-7746
dimusbahia.wordpress.com