IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

Palacete das Artes recebe instalação “Labirinto Dostoiévski”

  • Publicação:

O Palacete das Artes, equipamento administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), no bairro da Graça, em Salvador, inaugurou na noite desta terça-feira (26), a instalação “Labirinto Dostoiévski”, da artista baiana Amine Barbuda.

A exposição reúne 43 obras pintadas em tinta guache pela artista durante a temporada do espetáculo “Os Demônios”, baseado no livro homônimo do escritor russo Fiódor Dostoiévski, que esteve em cartaz no Teatro Vila Velha, em 2018. As pinturas foram feitas em telas de 1,35 x 2,35m colocadas em biombos que, no palco, se moviam e se espalhavam para recriar e transformar o espaço cênico, dialogando com as ações em cena. Os visitantes poderão conferir também fotos da trajetória de criação dos cenários, uma edição de imagens da montagem teatral e a ambiência sonora do músico Heitor Dantas.

“A instalação fala da complexidade e da completude que é a minha obra, pois consigo trazer tudo que faço: pintura, desenho, cenografia, pintura a óleo, aquilo que tem a ver com ação, com acontecimento”, destacou Amine, durante o lançamento. “É o maior prazer ter mais um trabalho apresentado em um dos equipamentos do Ipac. Publiquei um livro, em 2015, no Museu de Arte da Bahia e agora estou aqui com minha instalação. É sempre bom trabalhar com instituições que apoiam os projetos culturais da cidade, que fomentam e incentivam os artistas”, completou a artista.

“Labirinto Dostoiévski” ficará aberta para visitação até o dia 26 de abril. Ao longo do período, Amine conduzirá três visitas guiadas, seguidas de encenações conduzidas por Daniel Guerra e parte do elenco de “Os Demônios”. A programação inclui ainda atividade para o público infantil, com uma proposta lúdica que envolve as várias possibilidades de mover os biombos e criar novas espacialidades.

“A instalação está incrível, Amine traz um olhar contemporâneo para sua obra, que dialoga com a literatura e teatro. Sempre acompanho a programação do Palacete das Artes e fico muito feliz com a ocupação deste espaço”, comentou a advogada Luise Reis, que prestigiou a abertura.

Segundo o diretor do museu, Murilo Ribeiro, “oportunizar uma jovem artista é sempre gratificante, ainda mais com essa experiência estética que sua obra promove. Um dos compromissos do Palacete é sempre mostrar trabalhos de excelência para a população”.

O Palacete das Artes funciona de terça a sexta-feira, das 13h às 19h. Aos sábados, domingos e feriados, o museu abre das 14h às 18h. A entrada é gratuita.

Fotos: Edson Ruiz

Assessoria de Comunicação – IPAC, em 27.03.2019

ascom.ipac@ipac.ba.gov.br

www.ipac.ba.gov.br

Facebook ‘Ipacba Patrimônio’

Twitter ‘@ipac_ba’

Instagram ‘@ipac.patrimonio’