IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

    banner-terreiros

Notícias

OSBA apresenta concerto no MAB hoje (29), às 18h

  • Publicação:
O Museu de Arte da Bahia promove nesta quinta-feira, às 18:30, a exibição do filme documentário Cárcere, dirigido pelo jornalista e cineasta José Carlos Torres, e assistência de direção da, também jornalista e cineasta, Noemia Melo. Antes, às 18h, o naipe de metais da Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta mais uma edição do projeto OSBA no MAB.
Cárcere tem a duração de 1 hora e 40 minutos e foi inteiramente rodado em Salvador entre os meses de outubro e dezembro do ano passado. Foram colhidos depoimentos com internos da Penitenciária Lemos Brito, que expressaram seus sentimentos e a experiência de estarem cumprindo pena pelos delitos cometidos, e com personalidades do mundo jurídico, historiadores, educadores, psicólogos, psiquiatras, agentes penitenciários, dentre outros especialistas.
“O filme é uma provocação ao debate entre a sociedade e os poderes constituídos. A sociedade precisa entrar nesse debate e, quem sabe, a partir daí, surjam proposições que ajudem a resolver parte dos problemas que a afligem. Não fizemos esse filme para defender os presos, até porque eles tem seus direitos assegurados na Constituição. Pretendemos estimular o debate sobre este tema tão essencial nos tempos atuais.”, afirma José Carlos.
Após a exibição do filme, haverá um debate com a presença de José Carlos Torres – jornalista e cineasta; Nelson Pelegrino – Deputado Federal; Emiliano José – jornalista e escritor; Everaldo Carvalho – sociólogo e ex diretor da Penitenciária Lemos Brito – PLB; Luis Antonio Fonseca – superintendente de Ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia- SEAP; Geonias Santos – representante do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado da Bahia e Zilan Costa e Silva – Advogado Criminalista.
Cárcere foi realizado pela Mídia Mix Cinema e contou com o apoio institucional do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização.
OSBA NO MAB
Com destaque para seu naipe de metais, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) neste mesmo dia, 29 de junho, às 18h, fará a abertura da exibição do Doc e apresenta na integra a Série Carybé da OSBA, tendo como solistas os músicos Josely Saldanha (trompa), Heinz Schwebel e Joatan Nascimento (trompetes), Stephan Sanches (trombone) e Renato Pinto (tuba). A entrada para esta apresentação é gratuita, mas está sujeita a lotação do espaço.
O Museu de Arte da Bahia é uma unidade vinculada ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Facebook: Museu de Arte da Bahia
Twitter: @MuseuDeArteDaBa