IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

‘Os jesuítas passaram por aqui’ é selecionado pelo Edital Setorial de Patrimônio Cultural

  • Publicação:

A trajetória dos padres jesuítas para a divulgação do cristianismo baseada no ensino da catequese em território nacional é o tema do projeto ‘Os jesuítas passaram por aqui: patrimônio cultural da missão do Fundo das Doze Léguas (1545-1758)’, selecionado no Edital Setorial de Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo.

Trata-se de um conjunto de oficinas itinerantes sobre educação patrimonial e exposição fotográfica realizada em sete municípios do Baixo Sul da Bahia por onde os jesuítas passaram e deixaram um legado. O principal objetivo é sensibilizar a comunidade para importância histórica e cultural e a necessidade da preservação de tais patrimônios.

As oficinas tiveram inicio no dia 09 de março na cidade de Barcelos-BA e segue com sua exposição itinerária pelas cidades de Valença, Cairu, Boipeba, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna e Cidade de Camamu, locais onde os jesuítas fizeram residência.

O projeto foi idealizado pelo especialista em Educação Patrimonial Josenildo Normandia, tendo a supervisão do Técnico do IPAC Murilo Jorge, e foi elaborada em quatro partes: observação, registro, exploração e apropriação do bem cultural.

De acordo com Josenildo a educação patrimonial é um processo central de conhecimento do patrimônio cultural que visa à valorização e comportamentos que permitam seu reconhecimento.

“Há uma necessidade de fornecer informações técnicas à comunidade sobre riqueza e importância histórica desse legado, buscando sensibilizá-los para a preservação e salvaguarda”, explicou.

Josenildo destacou também que a relevância dos editais para a realização desses projetos que visam reavivar a história, muitas vezes esquecidas, contribuem para auxiliar os que buscam promover a preservação dos patrimônios culturais utilizando-se da educação patrimonial como instrumento para a conscientização da comunidade.

 

Alexsandra de Alcântara – Assessora de Comunicação – IPAC

Texto-base: Stephanie Dos Santos (estagiária de Jornalismo)

IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Fones: (+55 71) 3117-6490 / 3116-6673

Acesse: www.ipac.ba.gov.br

Facebook: Ipacba Patrimônio

Twitter: @ipac_ba