IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

O MAM está de volta e a todo vapor

  • Publicação:

Artistas, frequentadores e autoridades participaram, nesta quinta-feira (11), da entrega das obras de requalificação do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). Com um investimento de R$ 15 milhões, o Governo do Estado pretende oferecer mais conforto para os visitantes, além de mais opções de cultura e lazer. Dentre as autoridades, marcaram presença na cerimônia a secretária de Cultura, Arany Santana; o secretário de Turismo, Fausto Franco; o diretor geral do IPAC, João Carlos; a diretora do MAM, Tereza Lino; e o diretor do Irdeb, Flávio Gonçalves, além dos deputados estaduais Robinson Almeida e Maria del Carmen.

Além de reestruturação e melhorias nas áreas de exposição, o museu ganhou um novo cinema e espaço para café, além de nova galeria de oficinas; reestruturação da sala de restauração do acervo, aquisição de novos equipamentos para preservação do acervo permanente e reforma completa da Capela.

De acordo com o diretor do IPAC, a intenção com a reforma é modernizar o MAM e prepará-lo para o mundo. “Trata-se de um prédio do século XVII, patrimônio histórico nacional, tombado desde 1943 pelo Iphan, e agora o que entregamos para o público é um museu do século XXI. Foram R$ 15 milhões em obras, respeitando esse monumento histórico, mas introduzindo a modernidade para que a gente possa ter esse equipamento para o mundo,” disse João Carlos.

Funcionamento
O horário de funcionamento do MAM é de terça a sexta, das 13h às 18h, sábado e domingo, das 14h às 18h. Nos espaços de cinema e café, o horário de funcionamento é sábado e domingo, das 13h às 22h40.