IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

Musicista Ana Carolina participa do projeto ‘Luau sem Lua’ no Museu Udo Knoff

  • Publicação:

No próximo sábado, 24/03, às 15h30, acontece mais uma edição do projeto ‘Luau sem Lua’ que o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Pelourinho) vem realizando sempre na  última sexta-feira dos meses de janeiro, fevereiro e março. Nesta edição, a convidada será a musicista Ana Carolina. Também haverá apresentação do grupo Oxente Menina (composto pelas técnicas do museu) e da performance PoeMusik.

 

Com duração média de 1h30, o projeto é uma parceria entre o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica e o LabDimus – unidades da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/IPAC) localizadas no Pelourinho.

 

Ana Carolina participou de duas bandas de rock quando mais nova, mas depois passou a compor sozinha e amadurecer as suas músicas. Paralelamente tem cantado no coro juvenil do Neojibá. “Esse show será minha primeira oportunidade para mostrar quem eu realmente sou como musicista, minha essência. Nessa apresentação vou cantar junto a dois amigos (um no violão e outro no cajon e percussão) tendo também algumas participações em músicas específicas. No repertório, além de autorais, contém Alceu Valença, Domiguinhos, O Rappa, Baiana System, Nação Zumbi…”, completa.

 

“O projeto consiste em apresentações culturais na área verde do Udo Knoff, como forma de trazer o público para dentro do museu e transformar essa área em um ponto de encontro, popularizando e fomentando a visitação. Essas apresentações podem ser com os próprios colaboradores do museu e do LabDimus ou com parceiros, podendo ser grupos de dança, poesia, música, teatro e etc.”, explica a coordenadora do museu, Renata Alencar. Através da hashtag #VemProUdo será feito convite ao público a se aproximar do museu e fazer parte dessa atividade.

 

LabDimus - O Laboratório de Educação Digital: Museu, Arte e Cultura desenvolve atividades direcionadas às novas mídias digitais, propondo, executando e avaliando as oficinas que desenvolve. Buscando atividades com grupos escolares e público em geral, o LabDIMUS faz a interlocução entre as novas tecnologias e as coleções em exposição nos museus DIMUS. Com isso, pretende manter o intercâmbio com as instituições de ensino de forma interdisciplinar, contribuindo para a melhoria da educação formal a partir da promoção de oficinas de interesse de professores e estudantes. As atividades integram as diversas linguagens da comunicação: sonora, visual, impressa e audiovisual. Acesse o canal no YouTube e conheça mais sobre o LabDIMUS e os projetos: https://www.youtube.com/channel/UCfcfomV5RhMQgPYlfp6Z3TA. Endereço: Rua Gregório de Mattos, 39 – subsolo, Praça das Artes – Pelourinho, Salvador (BA). Contato: (71) 3116-6714.

 

O museu - O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Pelourinho) dispõe de dois ambientes ocupados por materiais referentes à arte da cerâmica e do azulejo. A área inferior expõe as peças criadas pelo ceramista Udo Knoff – idealizador do museu – além de proporcionar uma visão cronológica da existência do azulejo disposta do século XV ao XX, incluindo sua chegada ao Brasil, no século XVII. Já a sua área superior, exibe fotografias de prédios revestidos com azulejos confeccionados pela oficina de Udo Knoff, fruto de projetos de artistas renomados do estado da Bahia. Completam a exposição, objetos confeccionados nas oficinas desenvolvidas pelos museólogos da casa, que realizam atividades educacionais com o objetivo de se manter o desejo de Udo Knoff.  O espaço sediado no Pelourinho, em Salvador, integra a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) da Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA). Visitação gratuita: terça a sábado das 13 às 17 horas. Endereço: Rua Frei Vicente, nº 03, Pelourinho – Salvador (BA)/(71) 3117-6389.

 

 

Dimus – Diretoria de Museus – BA
Jornalista responsável – Yara Vasku (DRT-PR 2904)

Contatos: (71) 3117-6445/ 99119-7746/ yaravasku.dimus@gmail.com
dimusbahia.wordpress.com
facebook.com/museusdabahia

 

Núcleo de Comunicação – Ascom Dimus

Jornalista responsável: Yara Vasku (DRT-PR 2904)

(71) 3117-6445/ 99119-7746
Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Centro Cultural Solar Ferrão – 1º andar
Rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho, Salvador (BA)
dimusbahia.wordpress.com
facebook.com/museusdabahia