Música negra é tema de contação de história no Museu Udo Knoff

“Música Negra: da África a Diáspora” foi o tema de uma contação de história promovida pelo Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Pelourinho) na última sexta-feira (15/03). Ministrado pela professora Carla Pita, o evento contou com a presença de 85 alunos da Escola Municipal João Lino. O objetivo da atividade foi educar, divertir e estimular o conhecimento através de histórias da música africana e afro-brasileira.

“A música negra possui uma rica e preciosa bagagem musical. Durante a contação de história ensinamos um pouco sobre o samba, semba, funaná, rumba congolesa, afrobeat, ijexá, kizomba, lundu, maxixe, maracatu e outros gêneros da música negra”, explicou a professora Carla Pita.

“Essa atividade fez parte da ação ‘As Escolas Ocupam os Museus’, onde estudantes da rede municipal, estadual ou particular ocupam os espaços museológicos para realizarem ações culturais com viés educativo e de valorização do patrimônio”, disse a coordenadora do Museu Udo Knoff, Renata Alencar.

Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica – O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica dispõe de dois ambientes ocupados por materiais referentes à arte da cerâmica e do azulejo. A área inferior expõe as peças criadas pelo ceramista Udo Knoff, além de proporcionar uma visão cronológica da existência do azulejo disposta do século XV ao XX, incluindo sua chegada ao Brasil, no século XVII. O museu integra os espaços administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h; sábados das 13h às 17h. Entrada: grátis. EndereçoRua Frei Vicente, nº 03, Pelourinho – Salvador (BA). Contato: (71) 3117-6389.

Núcleo de Comunicação – Ascom Dimus

Jornalista responsável: Yara Vasku (DRT-PR 2904)

(71) 3117-6445/ 99119-7746 / yaravasku.dimus@gmail.com
Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia