IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

Museus do IPAC entram no clima do Novembro Negro com programação especial

  • Publicação:

Durante o mês de novembro, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), o Palacete das Artes e o Museu de Arte da Bahia (MAB) – todos equipamentos vinculados ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) - trazem uma programação especial em homenagem ao Novembro Negro. A campanha é importante para as lutas e mobilizações pela afirmação do povo negro, combate ao racismo, à intolerância religiosa e a garantia dos direitos. Dentre as atividades, todas elas gratuitas, com exceção do Cinema do MAM, estão recital de piano, oficinas, palestras, exposições, concerto e debates.

 

Para a diretora do MAB, Ana Liberato, a mobilização promovida pela campanha do Novembro Negro é legítima e necessária para ressaltar o valor da comunidade negra e sua fundamental contribuição ao nosso país. “E os museus vinculados ao IPAC não podiam ficar de fora dessa. É importante lembrarmos que o Brasil é o país de maior população negra fora do continente africano. Estamos falando de empoderamento e representatividade, na luta constante pela igualdade e garantia dos direitos”, afirmou.

 

O Museu de Arte da Bahia (MAB) inicia a programação especial no dia 18 de novembro, às 15h30, com a edição do Projeto Leituras do Mundo, com Maria Inês Barbosa para falar sobre “A Luta Antirracista – Declaração e Programa de Ação de Durban”, por conta dos 20 anos da Conferência Mundial contra o Racismo realizada em Durban/África do Sul, em 2001.
No dia 20, data que se celebra a Consciência Negra, às 14h30, acontece o MAB Literário em um encontro das autoras Lilian Almeida e Helena Nascimento, com o poeta Elenilson, do coletivo Sur’art, para apresentar suas obras e debater a importância desta data. No mesmo dia, às 17h30, acontece o Recital de Piano a quatro mãos, com os músicos Tamara Pitágoras e Luis Carlos Sanches.
Em 24 de novembro, às 18h, com algumas peças de autores negros no repertório, os músicos do MAB Lírico apresentam um concerto especial para comemorar o Novembro Negro. Neste mesmo dia, entra em exibição no Instagram @museudeartedabahia a exposição virtual com fotos de Voltaire Fraga, que fazem parte do acervo do museu, retratando as baianas e seu cotidiano.
Já o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) participará do Novembro Negro ancorado no seu ‘Programa de Residências Artísticas’. Desta vez, convidou a Pinacoteca do Beiru (pinacotecadobeiru.art). O bairro, localizado entre o Cabula, Avenida Paralela, Mata Escura, Sussuarana e Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, tem mais de 80% da sua população autodeclarada afrodescendente. O ateliê da Pinacoteca do Beiru montado no MAM está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 13h às 17h. A residência artística também faz atividades pontuais, como as ‘Oficinas de Artes para Crianças’ aos domingos, nos dias 07 e 21, com duas turmas gratuitas: das 15h às 16h e das 16h às 17h.

 

Além disso, o MAM continua com sua exposição ‘O Museu de Dona Lina’ de terça a domingo, das 13h às 17h, onde são exibidas obras de dezenas de artistas afrodescendentes baianos e nordestinos; e anunciará a disponibilização no site www.mam.ba.gov.br para a ‘visita virtual’ à exposição em cartaz, e do ‘Catálogo do MAM’ para uso universal. Ainda como parte da agenda, a Sala de Cinema do MAM apresenta o filme ‘Marighella’, de 4 a 10 de novembro, com sessões às 14h25 na segunda, terça e quarta; às 17h15 na quinta, sexta, sábado e domingo, e, diariamente, às 20h (mais informações: saladearte.art.br).

 

De 4 de novembro (119 anos do nascimento de Pierre Verger) a 30 de janeiro de 2022, o Palacete das Artes sedia a exposição do 8º Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, promovido pela Fundação Cultural do Estado. O Prêmio homenageia o legado do fotógrafo, etnólogo, antropólogo e pesquisador francês que viveu grande parte da sua vida na cidade de Salvador.

 

Nesta 8ª edição, Carolina Krieger (SC) foi premiada na categoria Ancestralidade e Representação; Washington da Selva (MG) na categoria Questões Históricas e Hirosuke Kitamura foi ganhador do prêmio Livre Temática e Técnica. O baiano Diego Sei recebe o Prêmio Residência Artística, realizado na ilha de Boipeba. Além dos premiados, estarão na exposição os artistas fotógrafos  Bauer Sá (Corpos, cadeira e luz), Lita Cerqueira (Bahia de Yayá´e Yoyô),  Vanessa Pataxó (Anemãvey Pataxó – Casamento Pataxó). Rodrigo Masina Pinheiro  e Ton Zaranza (Não leve flores), Renata Voss Chagas (Prova de Contato), Duo Paisagens moveis de Maria Vaz e Barbara Lissa (Quanto tempo dura uma tonelada), Paula Sampaio (Sob a pele ossos da memória), Anna Menezes (Corpos Sedimentados), Uiler Costa  (A cosmologia da maré baixa – Coroas), Adriano Machado (Estudos sobre natureza-morta) e André Lago (Caiporas).

 

Lançado em 2002, o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger vem se consolidando ao longo dos anos como uma das principais premiações na área do país.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Museu de Arte da Bahia

18.11, às 15h30 – Leituras do Mundo com Maria Inês Barbosa. Tema:  A Luta Antirracista – Declaração e Programa de Ação de Durban.
20.11, às 14:30 –  MAB Literário: Encontro das autoras Lilian Almeida e Helena Nascimento com o poeta Elenilson, do coletivo Sur’art, para apresentar suas obras e debater a importância desta data.
20.11, às 17h30 – Recital de Piano a 4 mãos com os músicos Tamara Pitágoras e Luis Carlos Sanches.
24.11, às 18h – MAB Lírico: Concerto com algumas peças de autores negros e cantos de orixás.

24.11 – Exposição virtual no Instagram do MAB (@museudeartedabahia) com fotos de Voltaire Fraga retratando as baianas de acarajé.

 

 

Palacete das Artes

4.11 a 30.01 – Exposição do 8º Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger.

 

 

Museu de Arte Moderna da Bahia

01 a 30.11, 13h às 17h – Exposição ‘O Museu de Dona Lina’.

 

01 a 30.11, 13h às 17h – ‘Visitação pública ao Programa de Residências Artísticas do MAM: Ateliê Pinacoteca do Beiru’.

 

07 e 21.11 – ‘Oficinas de Arte Pinacoteca do Beiru no MAM’. 02 turmas: de 15h às 16h e de 16h às 17h por ordem de chegada.

 

08.11 – Anúncio público da disponibilização no site www.mam.ba.gov.br para a ‘visita virtual’ à exposição em cartaz e do ‘Catálogo do MAM’ para uso universal.

 

01 a 30.11, 12h às 20h – Cinema do MAM. Atividade c/cobrança de ingresso. Consultar: saladearte.art.br



Link para acesso às fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1hzBN-3ESSoLM07Bz6T1w2Iu0wb9gseh2?usp=sharing