IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

Museus do Ipac comemoram aniversário de Salvador com programação especial

  • Publicação:

Primeira capital do Brasil, Salvador comemora nesta sexta-feira (29), 470 anos de emancipação política. Para marcar a data, três museus administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), contam com programação especial.

No Museu Tempostal, no Pelourinho, a celebração terá visitas guiadas à exposição “Pelos Caminhos de Salvador”, entre os dias 26 e 29 de março, seguidas da exibição do vídeo “Percursos Patrimoniais – Ipac”, sempre das 10h às 11h e das 14h às 15h. A exposição retrata parte da urbanização, crescimento e modernização da capital baiana, por meio de imagens que revelam as diversas transformações ocorridas no tecido urbano da cidade.

Já a mostra “O Bairro do Comércio”, que também está em cartaz no Museu Tempostal, reúne cerca de 100 imagens, entre postais e fotografias, que mostram aspectos históricos, urbanísticos e arquitetônicos da região do Comércio, no trecho da Preguiça até o antigo Mercado do Ouro, do início do século XX até a década de 1980.

No dia 29, às 10h, no Museu Udo Knoff, no Centro Histórico, estudantes do curso de Especialização em História da Faculdade Unavida, de João Pessoa, na Paraíba, realizam um bate-papo sobre o processo de urbanização de Salvador, da Colônia à República, através da azulejaria.
Localizado no Corredor da Vitória, o Museu de Arte da Bahia (MAB), por sua vez, inaugura nesta quarta-feira (27), às 17h, uma exposição iconográfica de Salvador, com mapas e gravuras da cidade, no período colonial. As imagens fazem parte do acervo do museu e foram produzidas nos anos de 1600, por artistas portugueses, holandeses e franceses. A abertura da mostra será marcada por uma edição do projeto “Leituras do Mundo”, na Biblioteca do MAB. Na oportunidade, a professora da Ufba, Lúcia Simões, realiza palestra com o tema “Salvador 470 Anos: Evolução Urbana da Colônia ao Império”.

Todas as atividades comemorativas, nos equipamentos administrados pelo Ipac, são gratuitas e abertas ao público em geral.

Visitação

No Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho, no Museu de Arte Moderna (MAM), que fica na Avenida Contorno, e no Palacete das Artes, situado no bairro da Graça, também é possível conhecer detalhes da história soteropolitana. Além de estarem instalados em importantes prédios históricos da cidade, os três museus reúnem acervos que contam um pouco da história de Salvador, bem como do povo baiano e brasileiro.

 

Assessoria de Comunicação – IPAC, em 26.03.2019

ascom.ipac@ipac.ba.gov.br

www.ipac.ba.gov.br

Facebook ‘Ipacba Patrimônio’

Twitter ‘@ipac_ba’

Instagram ‘@ipac.patrimonio’