IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

    banner-terreiros

Notícias

Museus da Bahia são apresentados na ABAV 2017

  • Publicação:

Apresentação dos museus baianos em São Paulo, coincide com a ‘Primavera de Museus’ do IPAC, que prossegue até 21 de dezembro; o evento é internacional, congrega mais de 900 espaços museológicos no Brasil com 2.500 atividades

 

Os principais museus baianos estão representados na 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo, que acontece até amanhã (29) no Expo Center Norte, em São Paulo. Memorial dos Governadores, Museu da Misericórdia, Museu de Arqueologia e o Museu de Arte Sacra, ambos da Universidade Federal da Bahia, além do Museu Eugênio Teixeira Leal, Museu de Arte de Moderna (MAM), Solar Ferrão, Museu Costa Pinto e Museu de Arte (MAB), dentre muitos outros estão no ‘Guia de Museus’ do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) lançado ontem (27), no stand da Bahiatursa, na ABAV 2017.

 

“A Bahiatursa tem política ampla e inclusiva e fez questão de convidar o IPAC para expor os bens culturais, materiais e imateriais, além dos museus baianos que participam das campanhas educativas e de mobilização ‘Semana de Museus’ em maio, ‘Primavera de Museus’ em setembro, #MusEuCurto, #MusEuCuido e #MusEuVou produzidas via parceria entre o Instituto e a Secretaria de Comunicação do Estado (SECOM)”, explica o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira. Ele lembra que as campanhas SECOM/IPAC começaram em 2016 e já aumentaram em 60% a frequência dos museus em Salvador.

 

VÍDEOS – Na ABAV o IPAC ainda dispõe dos vídeos Rota de Museus 1 (https://goo.gl/uQS9NG) e 2 (https://goo.gl/vphG2s), produzidos também pela SECOM. Apresentação dos museus baianos em São Paulo, coincide com a ‘Primavera de Museus’ do IPAC que prossegue até 21 de dezembro. O evento é internacional, sendo no Brasil coordenado pelo Ibram/MinC congregando mais de 900 espaços museológicos e com 2,5 mil atividades. “Ao participarmos das campanhas internacionais, nacionais e locais, promovemos diálogos entre as instituições, reforçamos a política pública museológica e estimulamos a frequência do público com eventos e programações gratuitas”, diz João Carlos.

 

Todos os museus do IPAC (www.ipac.ba.gov.br/museus) têm acesso gratuito de terça-feira à domingo, sempre à tarde, em Salvador e interior do estado. Juntos, esses equipamentos culturais somam mais de 400 atividades gratuitas a cada mês. Além dos museus, o Instituto cuida do Passeio Público e Aclamação (Campo Grande), e Praça das Artes (Pelourinho). Realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), a Expo Internacional é a mais importante feira de turismo do Brasil. A entidade está em 26 estados, Distrito Federal, com mais de 3 mil associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras que respondem por 80% das vendas do mercado.

 

Conheça outras ações do IPAC como Livros: http://goo.gl/CDv6q3. Assista aos vídeos Secom/IPAC: educação patrimonial (https://goo.gl/rJggpk), Balé Folclórico (https://goo.gl/jZQjJN), Projeto Axé (https://goo.gl/34bd1a), Dinamização de Espaços (https://goo.gl/S4EyRn), Festa do Bembé (https://goo.gl/63H8Ve), Festa da Boa Morte (https://goo.gl/BawMJJ) e Capoeira (https://goo.gl/wFJdGN). Acesse: www.ipac.ba.gov.br, facebook Ipacba Patrimônio e twitter @ipac_ba.

 

SERVIÇO:

O que: IPAC na 45ª ABAV Expo internacional de Turismo

Quando: 27 a 29 de setembro de 2017

Horário: Das 12h às 20h

Local: Expo Center Norte – Pavilhões Vermelho e Verde – São Paulo/SP

 

Assessoria de Comunicação – IPAC, em 28.09.2017

Jornalista responsável Geraldo Moniz de Aragão (DRT-BA nº 1498)

(71) 9110.5099, 9922.1743, (71) 3117-6490, 3116-6673

ascom.ipac@ipac.ba.gov.br - www.ipac.ba.gov.br

Facebook: Ipacba Patrimônio  -  Twitter: @ipac_ba -  Instagram: @ipac.ba