IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

    banner-terreiros

Notícias

Museu Udo Knoff promove oficina ‘Pinte o que der na telha’ com jovens da Escola Olodum

  • Publicação:

Cerca de 10 jovens da Escola Olodum participaram da oficina ‘Pinte o que der na Telha’ realizada em 26/10, das 14h30 às 16h30, no Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Rua Frei Vicente, 03, Pelourinho). A atividade foi mediada pela coordenadora do museu, Renata Alencar, e pela professora Carla Pita.

“Este trabalho é um desdobramento das rodas de leitura e discussões que tivemos sobre o tema dos quilombos do Brasil. A oficina foi feita com os nomes dos quilombos, como uma forma de homenagem por estarem passando por momentos críticos para a sua manutenção e desrespeito às políticas públicas já aprovadas”, explica Renata Alencar.

 

O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica dispõe de dois ambientes ocupados por materiais referentes à arte da cerâmica e do azulejo. A área inferior expõe as peças criadas pelo ceramista Udo Knoff, além de proporcionar uma visão cronológica da existência do azulejo disposta do século XV ao XX, incluindo sua chegada ao Brasil, no século XVII. Já a sua área superior, exibe fotografias de prédios revestidos com azulejos confeccionados pela oficina de Udo Knoff, fruto de projetos de artistas renomados do estado da Bahia. Completam a exposição, objetos confeccionados nas oficinas desenvolvidas pelos museólogos da casa, que realizam atividades educacionais com o objetivo de se manter o desejo de Udo Knoff.

Visitação: terça a sábado das 13 às 17 horas.

Entrada: grátis.

Contatos: Rua Frei Vicente, nº 03, Pelourinho – Salvador (BA) – (71) 3117-6389.

Museus DIMUS/IPAC – O Centro Cultural Solar Ferrão, o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, o Museu Tempostal, oLabDimus (Laboratório de Educação Digital: Museu, Arte e Cultura) e o Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu, Recôncavo baiano) são espaços administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), uma unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).