IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

    banner-terreiros

Notícias

Museu Tempostal traz contação de histórias e lançamento de livro para a Flipelô

  • Publicação:

Em parceria com o Grupo Contadeiras, o Museu Tempostal promove duas atividades de contação de histórias durante a Primeira Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) que acontece de 9 a 13 de agosto. Além disso, o local recebe o lançamento da “Antologia Poética Café com Poemas, Vol. 1”, da série Novos Sabores, dia 12/08, às 14h30, em parceria com o Movimento Café com Poemas e o blog da Gaivota (Lucymar Soares que também participa da antologia).

 

No dia 10 de agosto (quinta) acontece a ‘Tempestade de histórias para crianças e outras brincadeiras’, uma contação de histórias voltada para os alunos de 3 a 5 anos da Escola Municipal João Lino, localizada no Pelourinho. A atividade contará com duas turmas (uma às 9h e outras às 14h). Já no dia 11/08, das 14h às 16h, e no dia 12/08, das 09h às 11h, acontece a ‘Oficina de Contação de Histórias’ voltada para educadores, pedagogos e demais interessados. As inscrições podem ser realizadas através do e-mail: ocht2017@gmail.com. Serão 30 vagas para a atividade.

 

O grupo Contadeiras é composto por Maria Terezinha, Maria José, Carla Chastinet e Luciana Ávila contadoras de histórias e escritoras abertas a possíveis parcerias que envolvam arte, educação e literatura. O propósito do grupo é de criar e contar histórias, realizar brincadeiras populares, promover oficinas, bate-papos com escritores e sarau de histórias para o público em geral. O contato com as Contadeiras pode ser feito pela página ‘Contadeiras’ no Facebook ou pelo e-mail: contadeiras2017@gmail.com.

 

No dia 12 de agosto, acontece o lançamento dessa primeira coletânea, organizada por Leandro Flores e Celeste Farias, com editoração da Agilite Publicações e Interatividade; e que traz 39 poetas de diferentes localidades, muitos deles, publicando pela primeira vez. “O projeto foi o resultado de um concurso nacional de poesia, onde também oportunizamos que alunos de escolas públicas tivessem poemas publicados entre essa gama de ilustres e talentosos poetas. A poesia se misturou entre temas, estilos, constatações e acima de tudo, a satisfação e leveza dos versos na exploração da temática livre e gostos diversos pelos versos”, explica Celeste Farias.

 

“O Movimento Café com Poemas nasceu em 2013 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Começamos em encontros informais em casa (sempre acompanhado de um café e um pãozinho de queijo no final). Depois levamos também para os centros culturais, para as ruas e para as escolas de Belo Horizonte. Hoje, o Café com Poemas está em diversos lugares, principalmente nas páginas desse livro que será apresentado ao mundo. Prezamos pela união, compreensão, inclusão, debate, respeito e fortalecimento sociocultural a todos os nossos cultivadores. A poesia será sempre a nossa mais bela ferramenta de lapidação”, completa Farias.

 

Serviço: ‘Tempestade de histórias para crianças e outras brincadeiras’
Data/ Horário: 10 de agosto (quinta) às 09h e às 14h

Voltada para alunos da Escola Municipal João Lino

 

Serviço: Oficina de Contação de Histórias

Data/ Horário: 11/08 das 14h às 16h e 12/08 09h às 11h

Inscrições: ocht2017@gmail.com

30 Vagas

 

Serviço: lançamento da “Antologia Poética Café com Poemas, Vol. 1”, da série Novos Sabores

Data/Horário: 12/08, às 14h30

 

Local: Museu Tempostal

Endereço: Rua Gregório de Mattos, 33, Pelourinho – Salvador/BA

Visitação: terça a sábado, das 13h às 17h

Contato: (71) 3117-6383

 

Museus Dimus na Flipelô: Os museus administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) localizados no Pelourinho vão compor a programação das atividades que integram a Flipelô (Festa Literária Internacional do Pelourinho) que acontece de 09 a 13 de agosto. São eles: Centro Cultural Solar Ferrão; Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica e Museu Tempostal. As atividades são gratuitas. Mais informações: https://dimusbahia.wordpress.com/.

 

Núcleo de Comunicação – Ascom Dimus

Jornalista responsável: Yara Vasku - (DRT-PR 2904) - (71) 99119-7746
Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Palácio da Aclamação - Avenida 7 de Setembro, 1.330, Campo Grande – CEP 40.080.001
(71) 3117-6445