IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

Museu Tempostal apresenta o filme “Malasartes e o Duelo com a Morte”

  • Publicação:

 

O filme “Malasartes e o Duelo com a Morte” será o próximo apresentado, às 14h do dia 20/03, no projeto ‘Tem Cine no Tempostal’ que o Museu Tempostal (Pelourinho) realiza nos meses de fevereiro e março. Este projeto faz parte da iniciativa ‘Circuito de Cinema nos Museus DIMUS’, da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac). Os filmes do ‘Tem Cine no Tempostal’ têm exibição gratuita e aberta para o público em geral, com total de 20 vagas. Mais informações pelo e-mail servicoeducativo.tempostal@gmail.com ou telefone (71) 3117-6383.

 

“Malasartes e o Duelo com a Morte” é um filme brasileiro de 2017, escrito e dirigido por Paulo Morelli. O filme é inspirado nas histórias de Pedro Malasartes, um personagem da cultura brasileira. Foi transformado em minissérie de três capítulos exibido pela Rede Globo em dezembro de 2017.

 

‘O museu vem exibindo filmes  educativos, relacionados a vários temas, como história, cultura, identitários e referentes a memória cultural”, informa a coordenadora do museu, Luzia Ventura. “Esta ação faz parte do projeto ‘Circuito de Cinema nos Museus Dimus’ que está sendo realizado nos museus Udo Knoff, Tempostal, Centro Cultural Solar Ferrão e LabDimus – todos no Pelourinho. Esta é uma ação conjunta dos museus da Dimus/Ipac, como parte da programação de Verão”, explica. 

 

“O Circuito de Cinema nos Museus DIMUS surge como um projeto experimental que leva a experiência do cinema ao museu.  Os filmes apresentados têm variados estilos e temáticas distintas que agradam a uma diversidade de público, sendo direcionadas a toda e qualquer pessoa que goste de uma boa sessão de cinema.  Ao final da projeção será aberto um diálogo com o público, quando os presentes serão convidados à troca de experiências e debate sobre o que foi visto”, explica Cristina Melo, coordenadora do LabDimus.

 

O Museu - O acervo do Museu Tempostal é composto por postais, estampas e fotografias, em sua maioria, procedentes da coleção de Antônio Marcelino do Nascimento. As peças, datadas do final do século XIX e meados do século XX, representam imagens de valor histórico, artístico e documental, não só da Bahia e do Brasil, mas também de diversos países do mundo, sobre as mais variadas temáticas. O Museu Tempostal integra os espaços administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

 

Visitação: terça a sábado, das 13 às 17h

Entrada: grátis

Rua Gregório de Mattos, 33, Pelourinho – Salvador (BA)

(71) 3117-6383