IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

Museu do Recolhimento dos Humildes promove palestra sobre patrimônio ambiental da Baía de Todos os Santos

  • Publicação:

O Museu do Recolhimento dos Humildes (Santo Amaro) promove no dia (26/04) uma “Palestra Sobre Patrimônio Ambiental da Baía de Todos os Santos”. Ministrada pela professora Ana Caroline Barboza, a atividade faz parte do projeto de extensão “Memórias do Mar: patrimônio e cidadania”, do Centro de Estudos do Recôncavo (CER), que vai realizar até 14 de junho um ciclo de palestras e oficinas no museu.

 

O ciclo de palestras e oficinas é destinado a docentes que atuam nestes municípios e situa-se, prioritariamente, no campo da valorização patrimonial, visando a contribuir para a melhoria da educação básica e, de modo consequencial, da qualidade de vida das populações na medida em que se destina a estimular trocas de saberes entre escola e sociedade. “As reflexões tangenciam categorias relacionadas ao patrimônio material, imaterial e natural em torno das experiências com o mar pelas comunidades, possibilitando o reconhecimento, sob este viés, do lugar vivido, dos saberes e fazeres ali existentes, com vistas à proposição de ações sustentáveis que tomem o patrimônio como instrumento promotor da cidadania e do desenvolvimento local, no que tange o âmbito da educação e da cultura”, explica e professora.

 

A atividade de educação patrimonial teve início em 05/04, com a palestra “Patrimônio Cultural da Baía de Todos os Santos”, com o Profº Archimedes Amazonas (Museologia–UFRB). Na sequência em (12/04), foi a vez da palestra “História da Baía de Todos os Santos”, com o Profº Caio Adan (História – UEFS). Em 26/04, às 14h, acontece a palestra “Patrimônio Ambiental da Baía de Todos os Santos”, com a Profª Ana Caroline Barboza (Membro do Grupo de Investigação em Etnobiologia e Ensino de Ciências). Em maio, dia 10, às 14h, a palestra “Mares e mangues: patrimônio ambiental da Baía de Todos os Santos”, com o Profº Francisco José Souto (Ciências Biológicas – UEFS). Também em maio, dia 24, às 14h, o tema “Identidade, Cultura e territorialidade na comunidade quilombola Acupe” será apresentado pela Profª Mariana Balen (Antropologia – UFBA). Em 31/05, às 14h, é a vez da palestra “Cultura marítima na Baía de Todos os Santos”, com a Profª Gal Meirelles (IFBA – Santo Amaro). Em junho acontecem as últimas duas palestras: em 07/06, às 14h, “Cidade Educadora”, com a Profª Lys Vinhaes (BTS – UFRB) e, em 13/06, às 9h, “Alimentação e Comida na Baía de Todos os Santos”, com o Profº Ericivaldo Veiga (Antropologia – UFBA).

 

As oficinas serão realizadas entre maio e junho, em Santo Amaro e São Francisco do Conde, com os seguintes temas: “Navegação na Baía de Todos os Santos”, “Pesca e Mariscagem na Baía de Todos os Santos” e “Saberes Culinários da Baía de Todos os Santos”. As inscrições serão voltadas para os participantes das palestras (e datas serão divulgadas durante as atividades). O encerramento será em 14/06, com exposição de fotos e mostra de vídeo resultantes das oficinas realizadas no IFBA Campus Santo Amaro com a temática “Patrimônio Marítimo da BTS”, realizada com estudantes da rede pública de Santo Amaro e São Francisco do Conde.

 

O evento é proposto pelo Centro de Estudos do Recôncavo (CER) – núcleo de estudos e pesquisa ligado ao Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) -, em convênio com o Instituto Federal da Bahia (IFBA) – campus Santo Amaro – e em colaboração com o Colegiado de História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus I. A atividade conta com o apoio do Museu do Recolhimento dos Humildes – unidade administrada por meio de um Convênio de Cooperação Técnica e Administrativa pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

 

Esta atividade faz parte da agenda socioeducativa que o Museu do Recolhimento dos Humildes vem realizando com a comunidade. “Estamos oferecendo diversas atividades de educação patrimonial para comunidade, além de oficinas de artes, música, teatro, dança, aula de flauta doce, exibição de filmes, exposições temáticas, leituras e mostras literárias do Recôncavo, como o cordel e as manifestações artísticas da região”, informa Paola Publio, responsável pela articulação do museu.

 

O museu – Instalado no Convento de Nossa Senhora da Conceição dos Humildes, em Santo Amaro, o Museu do Recolhimento dos Humildes é datado de junho de 1980. O acervo é de propriedade da Congregação de Nossa Senhora dos Humildes composto por imagens sacras delicadamente ornamentadas pelas recolhidas, além de cristais, pratarias, mobiliário, porcelanas, paramentos, rendas e alfaias (objetos litúrgicos). São cerca de 500 peças datadas do século XIX e tombadas pelo (IPHAN). Já o prédio é tombado como Patrimônio da Bahia pelo IPAC. Por conta de reformas, no momento a expografia não está disponível para visitação, porém o museu segue aberto com atividades de educação patrimonial.

 

PROGRAMAÇÃO

 

26/04/2019, 14h às 17h

 

Palestra: Patrimônio Ambiental da Baía de Todos os Santos – Profª Ana Caroline Barboza (Membro do Grupo de Investigação em Etnobiologia e Ensino de Ciências)

 

10/05/2019, 14h às 17h

 

Palestra: Mares e mangues: patrimônio ambiental da Baía de Todos os Santos – Profº Francisco José Souto (Ciências Biológicas – UEFS)

 

24/05/2019, 14h às 17h

 

Palestra: Identidade, Cultura e territorialidade na comunidade quilombola Acupe – Profª Mariana Balen (Antropologia – UFBA)

 

31/05/2019, 14h às 17h

 

Palestra: Cultura marítima na Baía de Todos os Santos – Profª Gal Meirelles (IFBA – Santo Amaro)

 

07/06/2019, 14h às 17h

 

Palestra: Cidade Educadora – Profª Lys Vinhaes (BTS – UFRB)

 

13/06/2019, 09h às 12h

 

Palestra: Alimentação e Comida na Baía de Todos os Santos – Profº Ericivaldo Veiga (Antropologia – UFBA)

 

14/06/2019 – ENCERRAMENTO: Exposição de fotografias e mostra de vídeo.

 

Serviço:

 

Ciclo de palestras e oficinas: “Memórias do Mar: patrimônio e cidadania”

Local: Museu do Recolhimento dos Humildes (Praça Frei Bento, s/n, Santo Amaro -BA)

Mais informações: Profª Gal Meirelles (IFBA – Santo Amaro) – (71) 99966-9097

 

 

Núcleo de Comunicação – Ascom Dimus

Jornalista responsável: Yara Vasku (DRT-PR 2904)

(71) 3117-6445/ 99119-7746 / yaravasku.dimus@gmail.com 
Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Centro Cultural Solar Ferrão – 1º andar - Rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho, Salvador (BA)Acesse as redes sociais da DIMUS:

 

Blog: https://dimusbahia.wordpress.com

Facebook: @museusdabahia

Instagram: @museusdabahia