Museu do Recolhimento dos Humildes promove coral em parceria com a UFRB

O Museu do Recolhimento dos Humildes (Santo Amaro) está oferecendo um grupo de coral em parceria com Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A atividade é gratuita e aberta ao público. As inscrições podem ser feitas diretamente no museu. O objetivo do coral é promover o aprendizado de um repertório amplo de gêneros variados, com enfoque na música popular e regional brasileira. As aulas de acontecem todas as sextas-feiras das 14h às 17h no Museu do Recolhimento dos Humildes (Praça Frei Bento, 59 – Centro, Santo Amaro – BA).

“O coral humildes propicia aos jovens e adultos a vivência coral, com o objetivo de desenvolver a musicalidade, ampliando o conhecimento sobre a música popular e regional, além de desenvolver a técnica vocal e a afinação”, explicou a coordenadora de articulação do Museu do Recolhimento dos Humildes, Paola Publio.

Além do coral humildes, o museu oferece e promove ainda diversas atividades de educação patrimonial para comunidade; dentre as atividades previstas para 2019 estão oficinas de artes, música, teatro, dança, aula de flauta doce, cineminha, exposições temáticas, leituras e mostras literárias do Recôncavo, como o cordel e as manifestações artísticas da região.

O museu – Instalado no Convento de Nossa Senhora da Conceição dos Humildes, em Santo Amaro, o Museu do Recolhimento dos Humildes é datado de junho de 1980. O acervo é de propriedade da Congregação de Nossa Senhora dos Humildes composto por imagens sacras delicadamente ornamentadas pelas recolhidas, além de cristais, pratarias, mobiliário, porcelanas, paramentos, rendas e alfaias (objetos litúrgicos). São cerca de 500 peças datadas do século XIX e tombadas pelo (IPHAN). Já o prédio é tombado como Patrimônio da Bahia pelo IPAC. Por conta de reformas, no momento a expografia não está disponível para visitação, porém o museu segue aberto com atividades de educação patrimonial. O Museu do Recolhimento dos Humildes é administrado por meio de um Convênio de Cooperação Técnica e Administrativa pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).