IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

MUSEU DE ARTE DA BAHIA INAUGURA DIA 9 EXPOSIÇÃO DE ARTISTAS ARGENTINOS: “A VIDA É SONHO”

  • Publicação:

O Museu de Arte da Bahia abre na próxima terça-feira, dia 9 às 19h, a exposição de esculturas e pinturas dos artistas argentinos Erna Martinéz e Sebastian Puentes Rivero que os dois designaram “A Vida é Sonho”, uma alusão a obra inspiradora do dramaturgo e poeta espanhol Pedro Calderón de la Barca. A mostra do MAB tem a parceira do Consulado da Argentina em Salvador que celebra no mesmo dia 9 o 203° Aniversário da Independência daquele País.

Os dois artistas que transitam no mundo das artes plásticas da Bahia há muitos anos têm profundas relações com artistas baianos e suas obras, como a “Iconografia dos Deuses Africanos do Candomblé da Bahia”, de Carybé que levou Erna Martinèz a pesquisar sobre o tema assistindo nos terreiros as celebrações rituais até achar sua própria imagem dos orixás, florescendo, assim, sua imaginação. As obras produzidas pela artista em cimento patinado, alguns bronzes e técnicas mistas, na maioria retratam o feminino, com abordagem geométrica e seu tema preferido: as sereias, que segundo ela só existem na Bahia.

Sebastian Puentes Rivero é um artista versátil envolvido com diversas técnicas artísticas ao longo de sua carreira, seja a pintura sobre tela, murais, mosaicos e grafite.Trabalhou também como cenógrafo para Musicais e Óperas. Atualmente vive entre Buenos Aires e Nova Iorque.
Segundo Erna e Sebastian, a exposição “A Vida é Sonho” do MAB, “sem ser pretensiosa, procura aproximar todos aqueles que desejem desfrutar do particular olhar transformador de um artista e a magia dos sonhos, que fazem da arte uma disciplina milenar, eterna, porém em mudança, que tem para oferecer ás pessoas a possibilidade de uma existência agradável, de um mundo melhor”.
A mostra fica aberta para visitação até 11 de agosto. Entrada Gratuita.
O Museu de Arte da Bahia é vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural – IPAC- orgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.