IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

Movimento Cultura Bahia fala sobre fomento no “Conversatório sobre Financiamento à Cultura”

  • Publicação:

O evento ocorre no dia 26 de agosto (segunda-feira), no Museu de Arte da Bahia, a partir das 18h e pretende reunir artistas, produtores, agentes e gestores da cultura para discutir sobre financiamento à cultura.

O Brasil vive um momento muito delicado. A democracia e os direitos da população brasileira estão sob constantes ameaças. As áreas da educação, ciência, artes, patrimônio, pensamento e cultura são vítimas de contínuos atentados, inclusive à liberdade de criação e de expressão. Brutais cortes de recursos atingem tais áreas, buscando asfixiar e destruir todas elas. Urge construir coletivamente alternativas a esta grave situação.

 

Sobre o evento

O Conversatório sobre Financiamento à Cultura pretende não só apresentar e discutir mecanismos – existentes ou possíveis – de fomento à cultura, como também e, principalmente, definir modalidades de atuação visando reverter tais circunstâncias, que colocam em grave perigo a sobrevivência das artes, do patrimônio, do pensamento, das ciências e da cultura no Brasil e na Bahia.

O Conversatório contará com falas iniciais de apresentação dos mecanismos de financiamento à cultura, informando aos participantes as possibilidades existentes hoje e como elas funcionam. Como a ideia é que este seja um evento propositivo e com participação do público, após esse momento, a plenária será dividida voluntariamente em grupos de trabalho para discutirem e deliberarem sobre propostas concretas de atuação sobre leis de incentivo, fundos de cultura, calendário das artes e outras alternativas de financiamento.

Após o debate sobre as propostas de atuação em relação a cada um dos temas propostos, acontecerá uma plenária final. O objetivo é que as propostas aprovadas na plenária sirvam de norte para a atuação do Movimento no campo do financiamento da cultura.

 

O Movimento

A realização do Conversatório sobre Financiamento à Cultura é do Movimento Cultura Bahia, coletivo formado por diversos agentes e representantes do campo cultural e artístico baiano, que atua como uma frente progressista em defesa da cultura, da diversidade cultural, da cultura como direito humano e do seu papel contra os retrocessos e preconceitos.

O grupo vem se reunindo desde outubro de 2018, buscando mecanismos de mobilização da população e de governantes para a importância da arte e da cultura como elementos cruciais ao desenvolvimento das relações humanas.

Outras informações sobre as frentes de atuação do coletivo podem ser encontradas no Manifesto, disponível no link: bit.ly/2NTaXBX

 

Serviço:

Conversatório sobre Finaciamento à Cultura

Quando: 26 de agosto de 2019 (segunda-feira)

Horário: 18h

Local: MAB – Museu de Arte de Bahia, Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória, Salvador – BA.

Entrada gratuita.