IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

Mostra ‘União entre os Povos’ abre no Solar Ferrão nesta segunda-feira (22)

  • Publicação:

Com peças feitas a partir de material reciclado que chamam a atenção do público para a conscientização em reciclar e preservar o meio ambiente, o Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho) inaugura na próxima segunda-feira (22) a exposição ‘União entre os Povos’. A mostra – coletiva, interativa e realizada pela Brahma Kumaris – conta com 38 peças concebidas por diversos artistas baianos, como Ray Vianna, Miku Multimídia, Aracides Limoeiro, Felipe Arcoverde e Ana Paula Paixão, entre outros. A abertura contará com pocket show da banda Viratrupe. Gratuita, a exposição fica em cartaz na galeria até 30/03.

 

Uma das obras que ganham destaque na a mostra é a ‘Árvore da Humanidade’, assinada por Ray Viana, uma árvore de mais de 2 metros de altura, confeccionada com tubos e retalhos de papel. A mostra conta ainda com outras peças interativas, como: ‘O Eco da Vida’, ‘A Cabana do Silêncio’, os ambientes ‘Ser e Estar’ e ‘A Mesa da União’.
“Em tempos de tantas guerras, violência e desunião entre as nações, é imperativa a necessidade de promovermos a união entre os povos. Temas como cuidado com o meio ambiente, respeito entre as religiões, consciência do papel que cada ser exerce no mundo e na interação com a natureza, unidade entre diferentes culturas e a importância do silêncio para a transformação, são artisticamente abordados na exposição”, explica Goreth Dunningham, da Brahma Kumaris.

 

Sobre a Brahma Kumaris: movimento espiritual mundial dedicado à transformação pessoal e à renovação do mundo. Fundada na Índia em 1937, difundiu-se para mais de 110 países em todos os continentes e teve amplo impacto em muitos setores, como uma ONG internacional. Entretanto, seu verdadeiro compromisso é ajudar os indivíduos a transformarem sua perspectiva em relação ao mundo, de material para espiritual. Apoia a cultura de uma profunda consciência coletiva de paz e dignidade individual de cada ser.
No Brasil, as atividades da BK começaram em 1979, com sedes nas principais capitais e em cidades do interior. Em Salvador, a BK conta com 4 unidades, sendo uma delas um centro de retiros na região metropolitana.
Serviço: Exposição Interativa ‘União entre os povos’

Local: Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho)

Período: de 22 de janeiro a 30/03

Horário da Vernissage: 17h

Mais informações: 3356-3900

Entrada Franca

Visitação: de terça-feira a sábado, das 13h às 17h

O Centro Cultural Solar Ferrão é um espaço administrado pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), uma unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).