Mostra de Artesanato e Cultura acontece em Morro de São Paulo

Expor peças singulares e celebrar a rica diversidade de técnicas que moldam as tradições e as belezas naturais, estes são os principais objetivos da 4ª Mostra de Artesanato e Cultura de Morro de São Paulo. O evento, realizado nos dias 30, 31 de outubro e 01 de novembro, é organizado pela Associação de Moradores e Artesões e Artistas de Morro de São Paulo (Amosp), em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult), grupos culturais e comunidade local.

A abertura será nesta terça-feira (30), às 16h30, no auditório da Fortaleza de Morro de São Paulo. Na ocasião serão realizadas palestras sobre “O Artesão e as Feiras Estaduais e Nacionais”, que será ministrada pela Coordenação de Fomento do Artesanato (CFA) e “O Artesanato e o Patrimônio Local”, que será promovida pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), além da exposição sobre o Programa Municipal de Desenvolvimento Estratégico do Artesanato Cairuense, elaborado em conjunto com o SEBRAE.

De acordo com o historiador e um dos proponentes do Edital Setorial de Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo, que através do Projeto Narrativas Patrimoniais representará o Ipac na mostra, Jadson Santos, o evento, a cada edição, tem demonstrando a sua importância e grandiosidade, pois proporciona maior visibilidade para os artistas da cultura popular local possibilitando a troca de conhecimento entre todos os participantes envolvidos.

“Esse evento também colabora para o (RE) conhecimento desses mestres/as dos saberes popular, promovendo o fomento e a salvaguarda desse riquíssimo e diversificado patrimônio imaterial, um momento ímpar, em que todos poderão ter o prazer de acompanhar e reconhecer ainda mais a riqueza que essa região proporciona”, destacou Jadson.

Na quarta-feira (31), às 18h, a Mostra será composta por oficinas de prata, reciclagem de chinelos, entrelaçado de arame, cerâmica, sabonete e reciclagem de papel e também contará com apresentações musicais, poesias e desfiles. Já o terceiro e último dia, além da exposição, haverá apresentação das crianças de Capoeira Quilombolas do Morro, sob a coordenação do Mestre Carlito.

Para a secretária de Cultura de Cairu, Graça Peleteiro, a 4ª Mostra de Artesanato e Cultura já é um evento do Calendário de Morro de São Paulo e tem grande importância para artesões, artistas e a comunidade.

“Trata-se também de um retorno da comunidade sobre o programa municipal de desenvolvimento estratégico do artesanato Cairuense, que em conjunto com a CFA e a Secretaria do Trabalho, Educação e Cultura incluiu 80 artesões no Cadastro Nacional. Quem visita Morro de São Paulo e gosta de arte e cultura, tem na Praça do Artesanato uma parada obrigatória, por isso lançaremos no evento o selo de originalidade manual Cairuense”, explica a secretária.

Confira a programação:

30/10/2018 (Terça-feira)

16h- Palestra do CFA – O Artesão e as Feiras Estaduais e Nacionais

17h – Palestra do Ipac – O Artesanato e o Patrimônio Local

17h40- Programa Municipal do Desenvolvimento Estratégico do Artesanato local – etapa 5

18h – encerramento

Mostra de Artesanato na Praça do Artesanato

31/10/2018

18h – 4a Mostra na Praça do Artesanato de Morro de São Paulo

19h – Oficinas de prata, reciclagem de chinelos, cerâmica, sabonetes, entrelaçado de arames e papel

Poesia – O Artesanato da Poetisa Marguerite Cadori

20h – Desfile : Essência de Morro de São Paulo – ( Biojoias e roupas artesanais de Morro de São Paulo)