IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

“Mostra Cultural: Saberes e Sabores de Irará” em cartaz no Museu Udo Knoff

  • Publicação:

Está em cartaz até 14/08 a “Mostra Cultural: Saberes e Sabores de Irará” no Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Pelourinho). Apresentando uma mostra de cerâmica tradicional, a exposição conta ainda com fotografias de Lucy Anunciação e telas do artista plástico João Martins. As obras podem ser conferidas – gratuitamente – de segunda a sexta-feira das 10h às 17h e sábado das 13h às 17h.

 

A “Mostra Cultural: saberes e sabores de Irará” é uma proposta das curadoras Bernadete Anunciação e Lucy Anunciação e tem como propósito exaltar o trabalho desenvolvido pelas ceramistas e produtores rurais da região de Irará, que com sua arte e trabalho fortalecem a economia criativa dessa localidade e do estado da Bahia. “Essa visibilidade fortalece e valoriza uma das mais importantes regiões produtoras de farinha e de cerâmica tradicional do Estado”, explica a coordenadora do museu, Renata Alencar.

 

“Extrair na natureza o barro e prepará-lo para modelar, pintar e assar as peças são resultado de um saber que se transmite de geração a geração. Esse processo, além de gerar renda, marca a cultura de uma comunidade que se identifica nos objetos que cria”, informa Lucy Anunciação.

 

A cidade - Irará é um município que fica a 130 km ao norte de Salvador. Lá, nas comunidades de Lajes, Mangueira e Caboronga, concentram-se os produtores de louça de barro. São artesãos que modelam com suas mãos as formas dos porrões, potes, caborés, panelas, travessas e muitos outros objetos. A cidade de Irará também se destaque na culinária da mandioca, que é muito rica em seus derivados. Os produtos são comercializados nas feiras locais e nos eventos realizados no município e regiões adjacentes dos portais e territórios.

 

O Museu - O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Pelourinho) dispõe de dois ambientes ocupados por materiais referentes à arte da cerâmica e do azulejo. A área inferior expõe as peças criadas pelo ceramista Udo Knoff – idealizador do museu -, além de proporcionar uma visão cronológica da existência do azulejo disposta do século XV ao XX, incluindo sua chegada ao Brasil, no século XVII. O museu integra os espaços administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h; sábado das 13h às 17h. Entrada: grátis. Endereço: Rua Frei Vicente, 03, Pelourinho, Salvador/BA. Telefone: (71) 3117-6389.

 


Núcleo de Comunicação – Ascom Dimus

Jornalista responsável: Yara Vasku (DRT-PR 2904)

(71) 3117-6445/ 99119-7746 / yaravasku.dimus@gmail.com 
Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Centro Cultural Solar Ferrão – 1º andar - Rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho, Salvador (BA)Acesse as redes sociais da DIMUS:

 

Blog: https://dimusbahia.wordpress.com

Facebook: @museusdabahia

Instagram: @museusdabahia