IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

    banner-terreiros

Notícias

MOSTRA “CORAÇÕES VERSOS ESPADAS” EM CARTAZ NO LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO ESTÉTICA DO MAB

  • Publicação:
O Museu de Arte da Bahia inaugura dia 06 de dezembro, às 19h, a exposição “Corações Versos Espadas” da artista plástica Ísis, que apresenta através das cartas de jogo de baralho um objeto histórico-artístico, guardando em si aquilo que nos identifica visualmente. Por isto, a prática de qualquer jogo, seus rituais, regras e iconografia revelam como cada sociedade se organiza e se percebe.A mostra é franqueada ao público.
Muitos artistas contribuíram para a criação e formatação dos baralhos ao longo dos tempos. Os naipes de Ouro, Copas, Paus e Espadas, simplificaram as cartas, cujas ilustrações outrora representavam tesouros, figuras da realeza e fábulas morais, tornando possível sua produção em larga escala . E se num primeiro momento as cartas eram feitas de modo artesanal, ilustradas à mão e coloridas com as têmperas foi no Séc. XV, através da xilogravura e da litografia e mais tardiamente pela prensa, que a produção de cartas se desenvolve de maneira rápida para atender a demanda dos ávidos jogadores.
No Brasil, as primeiras cartas foram produzidas aqui na Bahia, onde em 1770,a primeira gráfica oficial sofria para concorrer com as impressões de baralhos
ilegais. Um negócio tão rentável que a própria Coroa emitia o alvará de permissão e punia com a pena de degredo os falsificadores. Assim, cada região vai
desenvolvendo seus próprios baralhos, gravando nas cartas particularidades e cores que compõem seu imaginário.
A mostra “Corações Versos Espadas” fica aberta para visitação até o dia 29 de dezembro no Laboratório de Experimentação Estética – LEE no  Museu de Arte da Bahia, uma unidade vinculada ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.