IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

    banner-terreiros

Notícias

MAM vai ganhar novo restaurante

  • Publicação:

Ponto turístico de Salvador e localizado às margens da Baía de Todos os Santos (BTS), o complexo arquitetônico-urbanístico do Solar do Unhão abriga o Museu de Arte de Moderna da Bahia (MAM) que vai ganhar um novo restaurante. Uma licitação pública será lançada ainda neste semestre pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), órgão responsável pelo MAM e os principais museus da capital. “O museu é um espaço público e os empreendimentos privados que neles possam se instalar, como cafés e restaurantes, se viabilizam via edital e licitação pública”, explica a diretora do MAM, Ana Liberato. O atual Solar Café já está fechado para dar lugar ao novo empreendimento.

 

De acordo com o diretor de Projetos Obras do IPAC, arquiteto Felipe Musse, o local para instalação do café está seguro. “Não existe nenhum problema estrutural no MAM, muito menos nas dependências do café”, diz. Segundo ele, a caixa do solar é em alvenaria de pedra com arcadas de tijolo no térreo. “Por ser pedra, a estrutura é muito forte, tendo apenas manutenção periódica em função da proximidade com o mar”, finaliza o técnico. O museu é formado pelo solar, capela e galpões, com notável implantação paisagística. Já o píer do MAM tem recursos garantidos do Prodetur BTS/BID, sob responsabilidade da Secretaria de Turismo (Setur). “Visamos não somente obras físicas, mas também o desenvolvimento social e econômico dos 18 municípios no entorno da BTS”, afirma José Alves, secretário da Setur.

 

PÚBLICO – Todos os países se preocupam em ter bons restaurantes e cafés para frequentadores de equipamentos culturais. A importância desse espaço de relaxamento e gastronomia é tão grande que um dos mais tradicionais museus do mundo, o Victoria and Albert Museum, criado em 1852 em Londres, já fez campanha provocativa: “Um café incrível, que vem com um museu junto”. Era apenas uma brincadeira para chamar mais a atenção do público para o restaurante.

 

“O importante é um bom café-restaurante no museu para atender aos visitantes e também atrair mais pessoas”, diz Ana Liberato. O MAM é um dos campeões de público entre os museus de Salvador. São cerca de seis mil frequentadores a cada mês. “Somente com o projeto JAM no MAM, temos mais de mil pessoas todos os sábados”, completa a diretora. Como espaço público e ponto turístico, o local recebe ainda cerca de 200 solicitações para gravações de TV e fotografias a cada ano.

 

CAPITAL e INTERIOR – Em Salvador, o IPAC administra ainda o Palácio da Aclamação e o Passeio Público (Campo Grande), onde aconteceu o Festival Caymmi de Música no último final de semana (8 e 9.04). Palacete das Artes (Graça), Museu de Arte (Corredor da Vitória), Solar Ferrão, Praça das Artes, museus Udo e Tempostal (Pelourinho), também são do IPAC. Assim como, os largos Tereza Batista, Quincas, Pedro Archanjo e Jubiabá (Pelourinho). No interior, o Parque Castro Alves (Cabaceiras), Museu dos Humildes (Santo Amaro) e Museu do Recôncavo (Candeias).

 

O acervo do MAM reúne mais de 1,2 mil obras de arte modernistas e contemporâneas. Confira as exposições no facebook: ‘Museu de Arte Moderna da Bahia’. O IPAC coordena as políticas públicas para museus e patrimônios culturais – materiais e imateriais – em toda a Bahia, que tem 417 municípios. Conheça os museus: www.ipac.ba.gov.br/museus. E os livros do instituto: http://goo.gl/CDv6q3. Assista aos vídeos: http://bit.ly/2n1mrVZ. Fique informado: www.ipac.ba.gov.br, facebook Ipacba Patrimônio, twitter @ipac_ba e instagram @ipac.patrimonio.

 

Crédito Fotográfico obrigatório Foto – Lei nº 9610/98 –

Foto Anexa em ALTA resolução – crédito Lucas Rosário

 

Assessoria de Comunicação – IPAC, em 11.04.2017

Jornalista responsável Geraldo Aragão (DRT-BA nº 1498)

(71) 3117-6490, 3116-6673, 99110-5099

Coordenação de Jornalismo e Edição: Marco Cerqueira (DRT-BA nº1851)

(71) 98234-9940

ascom.ipac@ipac.ba.gov.br

www.ipac.ba.gov.br

Facebook: Ipacba Patrimônio – Twitter: @ipac_ba – Instagram: @ipac.patrimonio