IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

    banner-terreiros

Notícias

MAM fecha parceria com Amanda Santiago

  • Publicação:

Novo projeto contará com a participação especial da cantora DANIELA MERCURY e acontece no próximo dia 16, domingo, às 17h, no pôr do sol do MAM

 

Além da JAM no MAM que atrai mais de 1.000 pessoas todos os sábados, às 18h, e do forró de Zelito Miranda que foi sucesso no mês de junho, a área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), traz agora mais um projeto musical bem-sucedido que é a ‘Batucada Brasilady’ da cantora e compositora baiana, Amanda Santiago. A apresentação acontece no dia 16 de julho, um domingo, às 17h, horário do pôr do sol, com a participação especial da cantora Daniela Mercury.

“Os projetos musicais têm sido sucesso de público e não impedem a realização de exposições na Capela, no Casarão e na Galeria do museu”, afirma a diretora do MAM-BA, Ana Liberato. Nesta quinta-feira (6), o MAM abre a exposição ‘Radiografia Urbana III’ na Galeria dos Novos. Duas outras estão abertas: a de fotos e performance ‘Eles por Ela’, na Capela, até dia 16 de julho, e a exposição de quadros, fotos e esculturas ‘Elas’, aberta até dia 23.

Os projetos musicais na área externa do MAM passam sempre por análise de técnicos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), que asseguram a preservação do patrimônio edificado do Solar do Unhão, onde está o MAM. O IPAC administra ainda o Palacete das Artes, Museu de Arte da Bahia, Palácio da Aclamação, Solar Ferrão, dentre os outros, na capital e interior baiano.

TIMBALADA, PRÊMIOS e SUCESSOS A apresentação de Amanda no MAM reúne canções da própria artista e sucessos de outros compositores, aliadas à percussão. São composições da MPB, misturadas com músicas autorais e dançantes. O nome do projeto ‘Brasilady’ foi criado pelo músico e compositor Carlinhos Brown, com quem Amanda trabalhou durante os nove anos que esteve na Timbalada. Brown convidou Amanda na década de 1990. Em 2002, o trabalho rendeu o Troféu Dodô e Osmar na categoria ‘Cantora Revelação’. Quando gravou seu último CD com a Banda Timbalada, o ‘Alegria Original’, recebeu elogios da crítica especializada.

Gravou cinco dos discos do grupo: Pense em Minha Cor, Timbalismo, Motumbá Bless, SAP e Alegria Original. Interpretou os sucessos: Bossa Nova do Sertão, Motumbá, Tim Eu Quero Ser Seu Bem e Pedindo Pra Voltar, dentre outros. Em 2007, Amanda emplaca nacionalmente a música ‘Cachaça’, uma das mais tocadas nas rádios. No projeto no MAM, ela mostra também seu lado compositora com a música ‘Titela’ que marcou o verão e carnaval 2017. Além disso, sucessos como ‘Aquele Beijo, ‘Macumba Baby’ e ‘Fofoqueira’. O CD Batucada Brasilady foi lançado em novembro do ano passado e está disponível.

DANIELA MERCURY e ESTADOS UNIDOS Sobre a participação de Daniela, Amanda é só elogios. “Ela é uma pessoa muito querida e, mesmo com uma agenda repleta de compromissos, vai participar do projeto ‘Batucada Brasilady’ no MAM”, destaca Amanda. A direção musical do projeto é de Amanda em parceria com Alex Ferreira. Direção artística de Miguel Vieira. O Batucada Brasilady estava se apresentando no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, também espaço do IPAC que está fechado para reformas à pedido do Corpo de Bombeiros.

Amanda é filha de pai músico, o cantor e compositor Lui Muritiba. Na década de 1980 ela viveu nos Estados Unidos, onde estudou canto e música. Participou da Banda Som Tribal e recebeu o prêmio de ‘Melhor Banda’ no Carnaval de São Francisco, além de ter desfilado na Gay Parade e fazer outras apresentações. Mais informações sobre o Batucada Brasilady via telefone (71) 99902-3472. Acesse o facebook: ‘Museu de Arte Moderna da Bahia’. Conheça os Museus do IPAC: www.ipac.ba.gov.br/museus. Assista ao vídeo: http://goo.gl/Hjxtkc. Acesse: www.ipac.ba.gov.br, facebook ‘Ipacba Patrimônio’, twitter ‘@ipac_ba’ e instagram ‘@ipac.patrimonio’.

 

 

Assessoria de Comunicação – IPAC, em 03.07.2017

Jornalista responsável Geraldo Moniz (DRT-BA nº 1498)

(71) 99110-5099, 99922-1743, 3117-6490, 3116-6673

ascom.ipac@ipac.ba.gov.br

Facebook: Ipacba Patrimônio – Twitter: @ipac_ba