IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

    banner-terreiros

Notícias

MAM é eleito um dos melhores lugares para ensaios fotográficos de Salvador

  • Publicação:

Em reportagem (http://bit.ly/2mNNuXb) no último dia 9, o portal iBahia listou o Museu de Arte Moderna (MAM-BA), no Solar do Unhão, localizado às margens da Baía de Todos os Santos, como um dos dez melhores lugares para fotografar, eleito por fotógrafos profissionais de Salvador. O MAM-BA é um dos museus e espaços urbanos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

 

Como é ponto turístico de visitação internacional, o MAM é um dos locais mais procurados para registros de vídeo, filmagens e fotos. “É um espaço de uso público que recebe mais de 200 solicitações para gravações de TV e produções fotográficas a cada ano; assim como outros museus e espaços do instituto em Salvador”, afirma o assessor de comunicação do IPAC, Geraldo Moniz de Aragão. Com 50 anos, o IPAC detém técnicos especializados para avaliar gravações que ocorram nos seus prédios.

 

FOTOS e GRAVAÇÕES – O atrativo do MAM se dá em função da sua localização à beira-mar e, também, pela sua arquitetura. O MAM tem projeto original da ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992) a partir do complexo arquitetônico originário do século XVII. O conjunto urbano é reconhecido oficialmente pelo IPHAN como Patrimônio Cultural do Brasil desde 1943.

 

“Qualquer turista e visitante pode fotografar nas áreas externas do MAM, mas ensaios foto-cinematográficos mais elaborados necessitam solicitar com antecedência para evitar transtornos no funcionamento do museu”, explica a diretora do MAM, Ana Liberato. Segundo ela, para grandes coberturas foto-videográficas são reservadas as segundas-feiras, dia em que só o administrativo do museu funciona. Das terças-feiras aos domingos, o turno da manhã é reservado para atender esses pedidos, sempre sob análise prévia. Solicita-se formulário via endereço agendafotosmam@gmail.com, devolvendo-o preenchido. Informações via telefones (71) 3116-8877, 3117-6137.

 

VISITAS MONITORADAS – Com 5.455 m² de área construída e 10.047 m² de área total o MAM é uma grande área de lazer. Dentre as exposições, a ‘Doce de Santo’ na Capela, aberta até domingo (19), e a ‘Só Cabeças’ até 16 de abril no Casarão. Todas as mostras são gratuitas, abertas de terça-feira a domingo, das 13h às 18h. A JAM no MAM também é uma das grandes atrações do museu, sempre aos sábados às 18h, R$8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia).

 

O acervo do MAM-BA tem cerca de 1,2 mil obras de arte modernistas e contemporâneas. O museu dispõe ainda do Solar Café. Confira as novidades na página do Facebook: ‘Museu de Arte Moderna da Bahia’. Confira as exposições e atividades no facebook: ‘Museu de Arte Moderna da Bahia’. Conheça os museus do IPAC: www.ipac.ba.gov.br/museus. Assista o vídeo: http://goo.gl/Hjxtkc. Acompanhe o site www.ipac.ba.gov.br, o facebook ‘Ipacba Patrimônio’, o twitter ‘@ipac_ba’ e o instagram ‘@ipac.patrimonio’.

 

Crédito obrigatório Fotos anexas – Lei nº 9610/98

 

Assessoria de Comunicação – IPAC, em 15.03.2017

Coordenação de Jornalismo e Edição: Marco Cerqueira (DRT-BA nº1851)

(71) 98234-9940, 3117-6490, 3116-6673
ascom.ipac@ipac.ba.gov.br

Facebook: Ipacba Patrimônio – Twitter: @ipac_ba