IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

MAM abre inscrições gratuitas para OFICINA de PESQUISA em CINEMA a partir de hoje (6)

  • Publicação:

Como escrever um filme? O que fazer primeiro? Para que serve a pesquisa no cinema? Essas são algumas das questões que serão abordadas, dialogadas e respondidas durante a ‘Oficina de Pesquisa em Cinema’ com a jornalista e documentarista, Luana Rocha, na Galeria 3 do Museu de Arte Moderna (MAM-Bahia). As inscrições são gratuitas e começam hoje (6.12) via link https://forms.gle/EE2ciy2iwSxBhowJ7.

 

A Oficina integra o Programa Residências Artísticas do MAM com a Pinacoteca do Beiru que desde setembro realiza intensa programação no Solar do Unhão. O curso com cinco horas de duração acontecerá no dia 16 de dezembro, na Galeria 3/MAM entre 13h e 18h, voltado para comunicadores, historiadores, estudantes de cinema e pesquisadores. Mulheres e pessoas trans terão prioridade no processo de seleção. São oferecidas apenas 30 vagas, motivo pelo qual os interessados devem se inscrever logo (https://forms.gle/EE2ciy2iwSxBhowJ7). As inscrições acontecem até 14 de dezembro ou terminam pela lotação da turma.

 

Luana Rocha explica que o primeiro passo para realizar um filme é a pesquisa. “É quando conseguimos informações, detalhes e características, permitindo ao roteirista adentrar o imaginário narrativo com mais elementos para construir uma boa história”, descreve ela. Serão apresentados mecanismos, estratégias e ferramentas para realizar uma pesquisa. “O curso aborda essa modalidade de trabalho dentro do audiovisual, permitindo que a pesquisa seja um nicho de atuação (e inserção) profissional no cinema”, conclui.

 

DOCUMENTÁRIOS e PRÊMIOS – Luana Rocha é roteirista, jornalista e pesquisadora. Nascida em Salvador, atualmente desenvolve a série documental ‘Pretas Lutas’ (Oxalá Produções) aprovada no SPCine em 2021. Foi curadora do Cabíria Prêmio de Roteiro (2021). Desenvolve a pesquisa do documentário ‘Liberdade é Não Ter Medo’ (Paideia Filmes). Entre agosto e outubro, participou da Residência Artística para Escritores do Instituto Sacatar (Ilha de Itaparica).

 

Em 2020, Luana foi primeiro lugar no PROAC para desenvolvimento de roteiro com o projeto Instinto Materno. Desenvolveu a pesquisa do documentário ‘Chico Rei Entre Nós’, vencedor da MostraSP como melhor documentário. Trabalhou na Repórter Brasil na produção e roteiro de um documentário sobre uso de agrotóxicos no interior do Ceará e na produção de um documentário sobre o Massacre de Pau Darco.

 

OFICINA p/CRIANÇAS – Além da Oficina de Pesquisa em Cinema, a Pinacoteca/MAM promove visitação gratuita ao ateliê montado pelo artista Anderson AC – criador da Pinacoteca – onde ele está trabalhando na Galeria 3, leituras públicas, aulas e as ‘Oficinas de Arte para Crianças’ – também gratuitas – no próximo dia 19 de dezembro. Para todas as atividades é obrigatório o uso de máscaras faciais.

 

A exposição do MAM fica aberta ao público de terça a domingo, das 13h às 17h. A Residência Artística e as Oficinas do MAM (www.oficinasdomam.com.br), mesmos dias, de 13h às 17h. Já o Cine MAM (http://saladearte.art.br/), Café Saladearte e Pátios externos, funcionam das 12h às 20h. O projeto de gastronomia e música ‘Sollar Baía’ (@sollarbaia) de quinta a domingo, 16h às 23h. Acesse: www.mam.ba.gov.br, redes sociais (instagram e facebook) ou telefone (71) 31176132 (segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 15h). O MAM é um equipamento da Secretaria de Cultura/IPAC.

 

Fotos: Geraldo Moniz

(créditos especificados nos nomes dos arquivos, em cada uma das fotos)