banner-terreiros

MAB inaugura dia 10 exposição “DeZSmandamentos” de Tonico Portela

O Museu de Arte da Bahia inaugura no dia 10, às 19h, a exposição os “DeZSmandamentos” do artista visual Tonico Portela, apresentando trabalhos realizados pelo artista ao longo de uma investigação, no Doutorado em Poéticas Visuais do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes-EBA, UFBA. Sua pesquisa tem como tema as impressões, e a relação que se estabelece entre arte e espiritualidade no seu processo criativo. A exposição fica aberta ao público até o dia 09 de abril. Entrada gratuita.
.
O texto do decálogo que Tonico Portela apresenta é mostrado ao público em instalações, performance e vídeos. Ações como imprimir, marcar, gravar, transferir, grafar e ecoar justapõem a tradição da reprodutibilidade da imagem com o pensar contemporâneo da gravura-ritual e sua capacidade de intervenção espaço-temporal. Na noite de abertura da exposição o artista promove a ação musical que ele denominou como  Escritessituras, que conta com arranjos de percussão de Aquim Sacramento, Jorge Sacramento e Josué Rodrigues da Escola de Música da UFBA e a participação do trompista Davi Eugênio da Costa.
.
Tonico Portela é professor assistente da UFRB. Pesquisa sobre impressões e a relação entre arte e espiritualidade.Participou das Mostras Individuais: Palavras Ressonantes, Museu de Arte Sacra-BA (2016). Impressões: Ausentes e Presente, Galeria ICBA (2001). Mostras coletivas3a Bienal da Bahia com Springs (acervo MAM-BA). RomAmor, vídeo-2015  Salão de Artes da Bahia; 2003 - Os 300 porquinhos, 2007, Springs – Prêmio de Residência Artística, acervo MAM-BA. Em 2001 ausentes E presentes-IIPrêmio Copene Cultura e Arte, MAM-BA; Prêmio Oficial no XXVII Salão de Valença-BA (1999). Curadorias: 2014, Hansen, o Sol Expressionista  e Conexões Gráficas, 2013; Hansen Bahia: Mais-Que-Sagrado, Mais-Que-Profano Fundação Hansen Bahia. Membro da comissão de seleção do XV Salão da Bahia.
.
O Museu de Arte da Bahia é uma unidade vinculada ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural/ IPAC/ SecultBA.

Abertura: 10 de março de 2017 as 19h

Visitação: de 11/03 a 09/04, de terça a sexta-feira, das 13h às 19 h e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 18h

Aonde: Museu de Arte Da Bahia – Av. Sete de Setembro, 2340, Vitória

Facebook: Museu de Arte da Bahia