Largos do Pelourinho em clima de festa e pré São João

De 15 a 19 de junho diversos shows gratuitos garantem o forró nos Largos do Pelô

A programação de festejos juninos dos Largos do Pelourinho continua agitando a semana que precedem ao dia de São João e o ritmo principal das festas não poderia ser outro senão o forró, mas também na agenda tem espaço para o samba.

O fim de semana começa com seis shows gratuitos para o público na sexta-feira (15). Entre os destaques, Jay Torres leva o forró pé de serra ao palco do Largo Pedro Archanjo com show às 20h. Em seguida, no mesmo palco, às 22h30, quem segue comandando a festa é Cicinho de Assis com muito forró tradicional e garante a animação da festa com arranjos especiais ao som da sanfona.

Ainda nesta sexta, às 20h, no Largo Quincas Berro D’Água, tem show de Guiga Reis. O artista entoa o som do berrante e traz no repertório músicas que contam a vida do Sertão Nordestino. O show conta ainda como convidado a participação especial do cantor e compositor Gerônimo. Já no Largo Tereza Batista, às 20h tem mais forró pé de serra com o cantor e compositor Saulo Sanfoneiro. Às 22h30, quem curte um forró mais agitado que mistura o pé de serra com o tradicional pode curtir o forró eletrônico da banda Forrótear que mescla no repertorio com a música Pop, MPB, o Baião e o Xote.

O sábado (16) começa com Bailinho de Quinta. As marchinhas do carnaval dão lugar ao clima junino com o Forrozinho do Bailinho, tem xote, frevo, baião e galope para animar o público às 19h no Largo Tereza Batista. Os ingressos estarão à venda no local a partir das 18h, mas já podem ser adquiridos na plataforma Sympla.

Já às 20h30 no Largo Quincas Berro D’Água, tem show do forrozeiro, cantor e compositor Carlos Villela, que no repertório traz poesia ao som da sanfona e da zabumba. O artista mistura tradição e modernidade para interpretar Xote, Maracatu, Xaxados e Baião.  No mesmo palco às 23h tem show de Missinho, o artista que comandou a banda chiclete com banana nos anos 80, entra no clima do são João e leva ao público um repertório de forró no estilo tradicional. E no Largo Pedro Archanjo, às 21h tem show da cantora Márcia Short com repertório voltado ao clima junino com forró tradicional.

A agenda do domingo (17) começa pela manhã com mais uma edição do projeto Forró no Parque que chega a sua nona temporada. Sob o comando do forrozeiro Zelito Miranda o evento traz como convidados a Banda Forró Ralão, a dupla André & Mauro, e artistas como Noberto Curvêlo, João Sereno e Antônio José. O show acontece das 11h às 15h no Largo Pedro Archanjo. Já às 16h no Largo Quincas Berro D’Água, tem show da Banda Sinfonia.

E o samba junino entra em cena com o show Avante Brasil, no clima da copa do mundo o Samba Trator prepara repertório especial com show às 17h no Largo Pedro Archanjo.  Também no mesmo horário, mas no Largo Tereza Batista, o forró fica por conta da banda Forró Passa Pé.

A programação da segunda-feira (18) convida o público para participar de uma Oficina de Capoeira Angola sob o comando de Mestre Raimundo. O evento é aberto ao público a partir das 16h no Largo Tereza Batista, a segunda edição da Oficina acontece na quinta-feira (21) no mesmo largo.

Tem mais quatro shows de forró gratuitos na terça (19). No Largo Pedro Archanjo, às 20h, é a vez de Tenilson Gonzaga, em seguida, às 22h30, tem show da banda A Volante do Sargento Bezerra. Já no Largo Tereza Batista, às 20h30, quem se apresenta é Neto de Procópio e Trio de Forró. No Largo Quincas Berro D’Água, às 20h30, Jay Torres retorna para mais uma noite de Pé de serra.

A programação do Pelourinho conta com eventos realizados e apoiados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).

Jay Torres – Forró Pé de Serra

Local: Largo Pedro Archanjo

Quando: 15 de junho (sexta) às 20h.

Cicinho de Assis – Forró Tradicional

Local: Largo Pedro Archanjo

Quando: 15 de junho (sexta) às 22h30.

Saulo Sanfoneiro – Forró Pé de Serra

Quando: 15 de junho (sexta) às 20h

Forrótear – Forró Eletrônico

Quando: 15 de junho (sexta) às 22h30

Guiga Reis

Quando: 15 de junho (sexta) às 20h

Forrozinho do Bailinho – Banda Bailinho de Quinta

Quando: 16 de junho (sábado) às 19h

Ingresso: R$ 20,00 (meia) e 40,00 (inteira)

Carlos Villela – Forró Tradicional

Quando: 16 de junho (sábado) às 20h30

Márcia Short – Forró Tradicional

Quando: 16 de junho (sábado) das 21h

Missinho – Forró Tradicional

Quando: 16 de junho (sábado) às 23h00

Forró no Parque – Zelito Miranda

Quando: 17 de junho (domingo) das 11h às 15h

Banda Sinfonia

Quando: 17 de junho (domingo) às 16h

Avante Brasil – Samba Trator

Quando: 17 de junho (domingo) às 17h

Forró Passa Pé

Quando: 17 de junho (domingo) às 17h

Oficina de Capoeira Angola

Mestre Raimundo Noronha

Quando: 18 de junho (segunda) às 16h

Tenilson Gonzaga – Forró Pé de Serra

Local: Largo Pedro Archanjo

Quando: 19 de junho (terça) às 20h.

A Volante do Sargento Bezerra – Forró Tradicional

Quando: 19 de junho (terça) às 22h30

Neto de Procópio e Trio de Forró – Forró Pé de Serra

Local: Largo Tereza Batista

Quando: 19 de junho (terça) às 20h30.

Jay Torres – Forró Pé de Serra

Local: Quincas Berro D’Água

Quando: 19 de junho (terça) às 20h30

Oficina de Capoeira Angola