IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

Lançamento de livro com textos inéditos de Walter Smetak tem noite de autógrafos com show musical e exposição de instrumentos do musicista e compositor

  • Publicação:

Mais conhecido pelas inovações musicais nos campos da improvisação, da microtonalidade e da criação de instrumentos, o suíço-baiano Walter Smetak (1913-1984) legou-nos também uma vasta produção literária. Seu acervo de manuscritos compreende, ainda hoje, dezenas de obras inéditas. No próximo dia 30 de maio acontece o lançamento do livro O enxerto do Takaká & outros textos, com uma seleção de escritos inéditos de Smetak, organizado pelo escritor e pesquisador &. Migracielo. O evento acontecerá no Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho), a partir das 18h e com entrada franca. A data foi escolhida para homenagear Smetak no dia em que se completam 35 anos de sua morte.

 

Fruto de quatro anos de pesquisas dos originais smetakianos, o livro O enxerto do Takaká & outros textos reúne escritos de diferentes gêneros, apresentados pelo organizador. Poesia, ensaio, crônica, diário/memórias, cartas, dramaturgia, considerações musicais e até algumas extrapolações romanescas – tudo isso entremeado por ilustrações do próprio Smetak e imagens fac-similares de seus manuscritos. Desenvolvido desde 2015 por Migracielo, o projeto Desengavetando Smetak é uma iniciativa que procura resgatar esses registros, para trazer aos leitores do século XXI uma nova amostra do pensamento e da poesia deste inquieto explorador sonoro que se autointitulava um “decompositor contemporâneo”.

 

Para Migracielo, pesquisar os escritos de Smetak “tem sido uma oportunidade de aprofundamento no trânsito entre o físico e o metafísico, o som e o silêncio, o concreto e o abstrato: polaridades (ou contrapartes) que, para Smetak, não deveriam ser abordadas isoladamente, sob pena de ficarmos com uma experiência incompleta (e viciada, repetitiva) do fenômeno existencial”, comenta o pesquisador.

 

Os textos que compõem o livro são transcrições dos originais, e procuram preservar a linguagem de um falante nativo do alemão que descobriu o português somente aos 24 anos de idade. O resultado é uma escrita luminosa, um efusivo motor etimológico de palavras que trazem consigo, muitas vezes, verdadeiros conceitos filosóficos. A edição conta ainda com um prefácio do compositor Tuzé de Abreu, que foi amigo e parceiro musical de Smetak, além de um posfácio de Migracielo, que procura situar as originalíssimas contribuições smetakianas entre alguns expoentes do pensamento ocidental.

 

Na noite do lançamento estará aberta à visitação a exposição de instrumentos criados por Smetak e está programada uma apresentação musical com os artistas Uibitu Smetak, Tuzé de Abreu, Aishá e Marcos Roriz, Ia Santanchè, Edbrass Brasil, Greice Carvalho, Amine Barbuda, Heitor Dantas e Vladimir Bomfim. Em junho, o livro será lançado também em duas localidades da Chapada Diamantina: Palmeiras e Vale do Capão.

 

O projeto Desengavetando Smetak tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

 

SERVIÇO:

Lançamento do livro O enxerto do Takaká & outros textos

Noite de autógrafos, exposição de instrumentos musicais e show e leituras de textos com os artistas/músicos Uibitu Smetak, Tuzé de Abreu, Aishá e Marcos Roriz, Ia Santanchè, Edbrass Brasil, Greice Carvalho, Amine Barbuda, Heitor Dantas e Vladimir Bomfim.

30 de maio

18h

Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho)

Entrada franca

 

SOBRE O LIVRO:

O enxerto do Takaká & outros textos, de Walter Smetak

Seleção, apresentação, transcrição e posfácio: &. Migracielo

Formato: 16x23cm

Nº de páginas: 300

Coedição: Outr&m Editorial e EDUFBA

Preço: R$ 50,00 (no lançamento, o livro será vendido ao preço promocional de R$ 30,00)

 

CONTATO PARA ESTA MATÉRIA:

&. Migracielo: 71 99293-7121