IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

Laboratório de Dança Contemporânea no Museu do Recolhimento dos Humildes

  • Publicação:

Discentes, docentes do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo (CECULT/UFRB), além da comunidade de Santo Amaro e de outras localidades do Recôncavo Baiano, estão convidados a participar da atividade de extensão “Laboratório de Dança Contemporânea”, que acontece de 01/04 a 09/12 todas as segundas-feiras, das 9h às 11h, no Museu do Recolhimento dos Humildes (Santo Amaro). O curso tem 20 vagas e as inscrições podem ser feitas através do site: http://ufrb.edu.br/cecult.

 

O “Laboratório de Dança Contemporânea” tem por intuito ofertar um espaço de experimentação, investigação e criação no âmbito da dança contemporânea, para pessoas com ou sem experiência. “É um espaço de afeto e (con) tato com o próprio corpo e com o do outro, prática que acredito ser fundamental para momentos tão austeros como os atuais”, explica a professora.

 

“O Museu do Recolhimento dos Humildes corporifica todas as exigências de um espaço adequado às atividades e experimentos criativos voltados para o corpo, por se tratar de um salão amplo, iluminado e com um chão de tablado, fora a energia que circunda esse espaço devido à sua história”, completas.

 

Esta atividade faz parte da agenda socioeducativa que o Museu do Recolhimento dos Humildes vem realizando com a comunidade. “Estamos oferecendo diversas atividades de educação patrimonial para comunidade, além de oficinas de artes, música, teatro, dança, aula de flauta doce, exibição de filmes, exposições temáticas, leituras e mostras literárias do Recôncavo, como o cordel e as manifestações artísticas da região”, informa Paola Publio, responsável pela articulação do museu.

 

O museu – Instalado no Convento de Nossa Senhora da Conceição dos Humildes, em Santo Amaro, o Museu do Recolhimento dos Humildes é datado de junho de 1980. O acervo é de propriedade da Congregação de Nossa Senhora dos Humildes composto por imagens sacras delicadamente ornamentadas pelas recolhidas, além de cristais, pratarias, mobiliário, porcelanas, paramentos, rendas e alfaias (objetos litúrgicos). São cerca de 500 peças datadas do século XIX e tombadas pelo (IPHAN). Já o prédio é tombado como Patrimônio da Bahia pelo IPAC. Por conta de reformas, no momento a expografia não está disponível para visitação, porém o museu segue aberto com atividades de educação patrimonial. O Museu do Recolhimento dos Humildes é administrado por meio de um Convênio de Cooperação Técnica e Administrativa pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

 

 

Núcleo de Comunicação – Ascom Dimus

Jornalista responsável: Yara Vasku (DRT-PR 2904)

(71) 3117-6445/ 99119-7746 / yaravasku.dimus@gmail.com 
Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Centro Cultural Solar Ferrão – 1º andar - Rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho, Salvador (BA)Acesse as redes sociais da DIMUS:

 

Blog: https://dimusbahia.wordpress.com

Facebook: @museusdabahia

Instagram: @museusdabahia