IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

“Labirinto Dostoiévski”, instalação de Amine Barbuda inspirada no universo do autor russo, acontece no Palacete das Artes

  • Publicação:

Pinturas foram produzidas para compor o cenário do espetáculo “Os Demônios”. Instalação conta com cerca de 60 obras em pelo menos três formatos

 

Dia 26 de março de 2019 (terça-feira) acontece no Palacete das Artes a abertura da instalação “Labirinto Dostoiévski”, pintada pela artista baiana Amine Barbuda. As pinturas são resultado do processo de construção de cenário em live-painting promovido pela artista para o espetáculo “Os Demônios”, que esteve em cartaz em Salvador em 2018, baseado na obra homônima de Fiódor Dostoiévski. A instalação reúne estas obras e outras pinturas inspiradas no processo da montagem teatral, além de fotos e vídeos que constroem uma narrativa fragmentada do universo do autor russo.

 

Construída como um labirinto, a instalação tem como principal eixo as 43 obras pintadas em tinta guache por Amine em cena, durante as doze apresentações de “Os Demônios” no Teatro Vila Velha. As pinturas foram feitas em telas de 1,35 x 2,35m em biombos que, no palco, se moviam e se espalhavam para recriar e transformar o espaço cênico, dialogando com as ações em cena e retratando o pensamento russo das personagens que Dostoiévski narra. A ideia da instalação é, portanto, remeter ao universo do autor através da experiência cênica de “Os Demônios”, processo que se construiu enquanto o espetáculo esteve em cartaz.

 

Para compor este universo, Amine expõe também outras de suas obras criadas durante este processo, do qual participou como cenógrafa e figurinista, além de dividir a direção com Daniel Guerra. Uma das seções da instalação conta com estas obras em moldura, além de fotos de Diney Araújo que retratam a trajetória de criação dos cenários durante toda a temporada do espetáculo, bem como o movimento dos biombos e a criação das diversas espacialidades no palco que remetiam à cidade russa convocada pela narrativa. O público poderá também assistir a uma edição de imagens da montagem de “Os Demônios”, como forma de se envolver ainda mais no universo proposto pela instalação, que conta ainda com a ambiência sonora do músico Heitor Dantas, diretor musical do espetáculo.

 

Programação paralela

 

A instalação “Labirinto Dostoiévski” ficará aberta para visitação entre os dias 27 de março e 26 de abril. Durante o mês, Amine conduzirá três visitas guiadas seguidas de encenações conduzidas por Daniel Guerra e parte do elenco de “Os Demônios”. Uma programação voltada para as crianças também inclui a programação, com uma proposta lúdica que envolve as várias possibilidades de mover os biombos e criar novas espacialidades.

 

O Palacete das Artes é um equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e funciona de terça a sexta, das 13h às 19h/sábado, domingo e feriado, das 14h às 18h.

 

SERVIÇOS

 

“Labirinto Dostoiévski” – uma instalação pintada por Amine Barbuda

Abertura: dia 26 de março de 2019 (terça-feira), às 19h

No Palacete das Artes (Rua da Graça, 284, Graça. Salvador/BA)

Período de visitação: de 27 de março a 26 de abril

Horários: ter a sex, das 13h às 19h | sáb, dom e feriado, das 14h às 18h



Informações: 


Cleide Nunes – Palacete das Artes

71 99974 5858 | cleide.palacetedasartes@gmail.com

Ana Camila Comunicação & Cultura

Ana Camila | (71) 99148-4281 | contato@anacamila.com