IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

LabDimus promove workshop de fotografia em parceria com estudantes do Colégio Noêmia Rêgo

  • Publicação:

O Laboratório de Educação Digital: Museu, Arte e Cultura (LabDimus) promoveu em 04/05 o ‘Workshop de Fotografia Tons do Pelourinho’ em parceria com 22 estudantes do Colégio Estadual Professora Noêmia Rêgo (Valéria). Na ocasião, os alunos utilizaram filtros analógicos confeccionados durante o workshop para fazer imagens criativas. A atividade teve como objetivo desenvolver o olhar crítico através do senso estético, estimulando a expressividade e a criatividade na produção artística, trabalhando a socialização.

 

Com orientação da professora Jussara Vilela, o workshop contou com aula prática e teórica onde foi apresentada a história e as técnicas da fotografia. Na aula prática, os alunos efetuaram um passeio no Pelourinho acompanhados dos professores. O objetivo foi registrar objetos através do olhar individual sobre o próprio equipamento.

 

“O workshop foi muito interativo porque tive a oportunidade de conhecer um pouco mais da cidade onde moro. Durante o passeio, fotografei os casarões antigos e as igrejas do Pelourinho com um dos filtros confeccionados. Foi uma atividade muito produtiva, gostaria muito que acontecesse mais vezes”, disse a estudante Viviane Souza.

 

Para a professora Jussara Vilela, o workshop foi uma experiência marcante para os alunos do Noêmia Rego. “Foi uma atividade muito rica e importante. O workshop permitiu os alunos relacionarem o que eles aprenderam na sala de aula de uma forma prática, favorecendo uma compreensão crítica e reflexiva”, completa.

O LabDimus – O LabDimus (Laboratório de Educação Digital: Museu, Arte e Cultura) desenvolve atividades direcionadas às novas mídias digitais, propondo, executando e avaliando as oficinas que desenvolve. Buscando atividades com grupos escolares e público em geral, o LabDimus faz a interlocução entre as novas tecnologias e as coleções em exposição nos museus Dimus. Com isso, pretende manter o intercâmbio com as instituições de ensino de forma interdisciplinar, contribuindo para a melhoria da educação formal a partir da promoção de oficinas de interesse de professores e estudantes. As atividades integram as diversas linguagens da comunicação: sonora, visual, impressa e audiovisual. O LabDimus integra a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

 

 

Núcleo de Comunicação – Ascom Dimus

Jornalista responsável: Yara Vasku (DRT-PR 2904)

(71) 3117-6445/ 99119-7746
Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Centro Cultural Solar Ferrão – 1º andar
Rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho, Salvador (BA)
dimusbahia.wordpress.com
facebook.com/museusdabahia