IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

Jazz da Geleia Solar ganha programa transmitido pelo canal da JAM no MAM!

  • Publicação:

Os fãs da JAM no MAM de todo o mundo terão a chance de matar um pouco da saudade do jazz com sotaque baiano produzido em Salvador já a partir desse mês. No próximo dia 30 de janeiro, às 18h, os músicos da Geleia Solar, banda base da JAM no MAM, realizarão o primeiro programa JAM na rede com a Geleia Solar, uma jam session transmitida ao vivo para o canal da JAM no MAM no Youtube onde interpretam um repertório que valoriza compositores baianos e/ou com história musical na Bahia.

JAM na rede com a Geleia Solar tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal. A estreia será no dia 30/01, sábado, às 18h, mesmo dia da semana e horário das jams sessions presenciais, e contará com a participação dos músicos Aline Falcão, André Becker, Bruno Aranha, Felipe Guedes, Gabi Guedes, Ivan Bastos, Ivan Huol, Joatan Nascimento, Lorena Martins, Matias Traut e Rowney Scott na formação da Geleia Solar.

Os artistas que fazem a JAM têm trabalhado em suas casas com seus instrumentos e processos de criação. Através do JAM na rede com a Geleia Solar, pela primeira vez desde 29 de fevereiro de 2020, quando foi realizada a última JAM no pátio do Museu de Arte Moderna da Bahia, os músicos da Geleia Solar finalmente se encontrarão presencialmente, com distanciamento e seguindo protocolos de prevenção. Mas o fã da JAM não será esquecido. Nessa reunião musical transmitida ao vivo, abrirão uma janela na rede para dialogar com seu público, que desde o início da pandemia viu a cena instrumental baiana praticamente silenciar diante da possibilidade de se viabilizar formatos e logísticas para performances musicais onde a improvisação tem um papel importante na criação e execução coletiva, ao vivo.

Assim, o internauta que assistir ao programa do dia 30/01 verá a banda Geleia Solar tocar “ao lado” de uma plateia virtual formada por artistas convidados e fãs da JAM, que vão interagir em tempo real com os músicos entre uma música e outra. Já o grande público terá livre acesso para assistir à transmissão através do canal da JAM no MAM no Youtube e poderá também mandar seu recado para a banda através do chat.

O projeto JAM na rede com a Geleia Solar tem produção da Huol Criações e apoio do Museu de Arte Moderna da Bahia. Contará com direção de Sofia Federico e Kiko Povoas, cenografia de Ray Vianna e luz de Luciano Reis. Após a transmissão do dia 30/01, o vídeo ficará disponibilizado no canal da JAM no MAM no Youtube. A segunda e última sessão do programa JAM na rede com a Geleia Solar será em 27/02.