IPAC restaura Caboclo João das Botas, ícone da independência de Itaparica

A cidade de Itaparica recebeu, na tarde deste domingo, baianos e turistas para prestigiar a festa em homenagem ao dia 7 de janeiro. A data celebra a independência do município, que é comemorado desde 1823. Todos os anos os moradores fazem o evento com fogos de artifícios, fanfarras, além do tradicional empurrão do carro do Caboclo João das Botas, que é considerado o herói da cidade. O diferencial desta edição foi a entrega da imagem do Caboclo, que pela primeira vez foi restaurada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

Na cerimônia estiveram presentes a prefeita de Itaparica Marlylda Barbuda dos Santos; o secretário de Turismo do Meio Ambiente, Cultura e Esporte da cidade, Marcos Badaró; a secretaria de Cultura da Bahia, representando o Governo do Estado, Arany Santana; o chefe de Gabinete do IPAC André Reis, representando o Diretor do Instituto João Carlos de Oliveira; e a coordenadora de restauro do IPAC, Kátia Berbert.

“A nossa gratidão ao IPAC é grande pelo trabalho feito no Caboclo, que é um símbolo da resistência e da luta contra os nossos invasores em 1823. Entendemos que nos primeiros dias da gestão precisávamos direcionar as nossas ações para a preservação da identidade e memória da cidade e fomos atrás do IPAC”, contou a Prefeita.

O restauro

O IPAC recebeu, em 18 de maio de 2017, o ofício da Prefeitura Municipal de Itaparica solicitando o restauro da peça. O órgão estadual, por meio de dois historiadores, um técnico e uma coordenadora de restauro, esteve presente na cidade para visitas técnicas e a elaboração do restauro, que tinha o prazo inicial de 40 dias, mas que foi entregue pela equipe em apenas duas semanas.

O trabalho minucioso de estudo da peça resultou num diagnóstico que apontou variações na textura devido a quatro camadas de repintura e junções defeituosas em nível e volume. Para corrigir os problemas, foi feita a remoção mecânica de eventuais resquícios de tinta, massas e colas, a retirada de repintura dos olhos e boca com a reposição de pintura mais adequada, e a estabilização das áreas de junções (braço, mãos, pés e outros).

“O IPAC preserva a cultura e a história do Estado da Bahia. A ação de restaurar o Caboclo é essencial pela história e importância dos elementos que representam um fato histórico, é uma luta na relação de construir e preservar a memória”, afirma André Reis.

7 de Janeiro – Foi no dia 07 de Janeiro de 1823 que a cidade de Itaparica venceu as tropas Portuguesas que tentavam invadir a ilha. Todos os anos nesta data, a cidade comemora a sua independência com fogos, festas e empurrando o carro do caboclo João das Botas, herói da cidade.

Itaparica – A cidade de Itaparica fica localizada na maior Ilha da Baía de Todos os Santos (a 30 km de Salvador navegando pelo mar). O município teve sua fama inicial como balneário de repouso e de saúde, devido às suas bonitas praias e à sua água mineral que jorra da Fonte da Bica, localizada dentro da cidade, na costa oeste.

Educação Patrimonial em Itaparica
Quando: 21 de dezembro (quinta-feira)
Horas: 14h
Onde: Mirante do Solar – Casa de Cultura e Ética, em Itaparica