IPAC realiza intervenção emergencial em azulejos da Ordem Terceira de São Francisco

O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) realizou uma obra de intervenção emergencial nos quatro painéis de azulejos do claustro da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, os procedimentos de intervenção  ocorreram de 9 de abril à 17 de maio. Os azulejos portugueses, foram trazidos para o Brasil em 1754.

Segundo Kathia Berbert, da Coordenação de Restauração de Elementos Artísticos – CORES, diversos fatores podem tem causado a fragmentação dos azulejos; como efeitos de erosão pluvial,   como infiltrações que vem da parede, danificando toda a estrutura do material.

O IPAC realizou uma obra de intervenção sucinta e emergencial, para a conservação dos painéis de azulejos que retratam Lisboa antes do terremoto de 1755, que quase arrasou a cidade.
Etapas realizadas

De acordo com a coordenadora, um dos procedimentos realizados foi a remoção de restaurações anteriores (que estavam completamente degradadas), por meio de equipamentos técnicos especializados, como bisturis, espátulas e micro incisões.

Houve também a medição do nível de salinidade presente nos azulejos. Nesta etapa, foram detectados uma grande concentração de sais solúveis em água que, por sua vez, acabam migrando da parede para a parte do azulejo, chamada de “chacota”, comprometendo todo o corpo cerâmico.

O processo também coube a limpeza a seco, por meio de esponjas específicas para a restauração (A K pad wishab), bisturis, espátulas e lápis de fibra de vidro. Foram aplicadas soluções específicas para a limpeza, já que utilização de água reativaria os sais absorvidos pelas juntas (rejunte) que estão degradadas.

Por fim, houve a fixação das partes degradadas que estavam em risco de queda, por meio de gaze fixada com resina Paralóid B72.

De acordo com Kathia, a  a intervenção,permitirá o prazo necessário para elaboração de um projeto de restauração dos painéis da igreja.