IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

IPAC promove palestras sobre ‘Educação e Patrimônio’ em templos religiosos

  • Publicação:

Informações históricas, explicações sobre as intervenções físicas e modernização do sistema elétrico nos templos religiosos, foram alguns dos assuntos abordados no ciclo de palestras sobre ‘Educação e Patrimônio’, realizado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), nas basílicas de Nossa Senhora da Conceição da Praia e do Bom Jesus do Bonfim. A ação, realizada nos dias 19 e 20, foi gratuita e aberta ao público.

O evento contou com apresentações do arquiteto e especialista em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos, o professor Francisco Senna, pelo professor Doutor em História da Arte Luiz Freire, do diretor de Projetos e Obras do IPAC, arquiteto e urbanista Felipe Musse e pelo mestre em Preservação do Patrimônio Cultural, o historiador Igor Souza. As falas foram mediadas pela coordenadora de Educação Patrimonial do IPAC, Daiana Sacramento, que também explanou sobre Educação e Cultura.

“Partimos do princípio de que o diálogo é a nossa principal ferramenta para criar uma conscientização na sociedade e assim fazer com que ela entenda que pertence a esse patrimônio e que pode contribuir. Por isso costumo a dizer que a educação patrimonial sempre deixa uma semente”, destacou Daiana.

O engenheiro Luan Borges fez questão de assistir a palestra, pois para ele é importante conhecer sobre aspectos culturais de um templo religioso tão relevante da cidade. “Estudei em uma escola religiosa durante toda a minha vida e nunca tive a oportunidade de aprender sobre a história da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, por exemplo. Essa palestra está sendo de grande valor pra mim como cidadão”, explicou.

 

Assessoria de Comunicação – IPAC, em 20.03.2018

Assessora Responsável: Alexsandra de Alcântara Santos

Texto Jornalista: Carla Costa (DRT 03850)

(71) 3117-6490, 3116-6673

ascom.ipac@ipac.ba.gov.br

www.ipac.ba.gov.br

Facebook: Ipacba Patrimônio

Twitter: @ipac_ba