IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

    banner-terreiros

Notícias

IPAC participa hoje (22) de Fórum de Turismo em Morro de São Paulo

  • Publicação:

O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), participa hoje (22) do 1º Fórum de Turismo de Morro de São Paulo (www.forumdeturismomsp.com.br), em Cairu, Baixo Sul da Bahia. O evento reúne especialistas das áreas do turismo, patrimônio, marketing, administração, arquitetura e economia, além da Capitania dos Portos. O objetivo é aprofundar estratégias de acolhimento ao turista, incluindo a acessibilidade. “Integramos a revitalização da Fortaleza do Morro, com ações de educação patrimonial no município, o plano museológico e a expografia do Museu da fortificação que é um grande complexo construído numa colina entre os séculos XVII e XIX”, explica o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira.

 

A iniciativa da restauração do forte é do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul, que fez convênio com o IPAC para iniciativas museológicas e patrimoniais. O investimento é de R$ 9,2 milhões, via Lei Rouanet/BNDES, com várias parcerias. O forte pertence a União e está cedido ao Estado da Bahia, via Secretaria de Turismo (Setur). O Fórum acontece no Village Paraíso Tropical, na Terceira Praia do Morro. O IPAC está representado pela museóloga e coordenadora de Editais do Instituto, Ana Coelho. “Estarei apresentando o Plano Museológico da Fortaleza de Morro de São Paulo que foi uma contribuição do IPAC”, diz Ana Coelho.

 

PALESTRAS e ILHÉUS – O Fórum é organizado pela Prefeitura de Cairu, com o apoio da Setur, Sebrae e Senac. Estão presentes autoridades locais, estaduais e federais, além de integrantes do trade de turismo, como comunidades, empresários, estudantes, guias e agências. O evento é gratuito. Ainda hoje (22), mais palestras como ‘A Importância da Fortaleza no Processo de Desenvolvimento’ com Liliane Leite, ‘A Pesquisa Arqueológica na Fortaleza’ com Márcia Labanca, ‘Oportunidades Náuticas’ com José Raimundo de Abreu, e ‘Plano de Gerenciamento Costeiro’ com Osires Passos.

 

Ontem (21), o IPAC esteve no Memorial Misael Tavares, em Ilhéus, com a coordenadora de Editais, Ana Coelho. A técnica participou de workshop falando sobre os 50 Anos do IPAC e o papel dos Museus (www.ipac.ba.gov/museus) na preservação da memória. Foi ainda utilizado como exemplo, a Coleção Emília Biancardi do IPAC que está em exposição permanente e gratuita no Solar Ferrão, em Salvador, além de exibido o documentário do ‘Do corpo à caxirola’. O IPAC tem desenvolvido outras ações em Ilhéus, como o programa ‘Narrativas Patrimoniais’ e a restauração de peças sacras no Convento da Piedade (https://goo.gl/ZKNhjm) via Editais/IPAC.

 

PARCERIAS – Com essas ações em dois municípios, o diretor do IPAC destaca as parcerias que o órgão faz com prefeituras, outros entes públicos e privados. “Criamos modelos de parcerias com o IDES, prefeituras baianas, universidades, organizações não-governamentais, paróquias de igrejas, comunidades e associações que desenvolvem trabalhos locais, com os quais o IPAC possa agregar valor e contribuições em benefício da política pública de proteção ao patrimônio cultural e à museologia baiana”, lembra João Carlos.

 

Conheça outras ações do IPAC no Baixo Sul aqui: https://goo.gl/8KFhNEhttps://goo.gl/QHRm4b e https://goo.gl/GD8Vhi. Consulte os livros do IPAC: http://goo.gl/CDv6q3. Vídeos: educação patrimonial (https://goo.gl/rJggpk), Balé (https://goo.gl/jZQjJN), Projeto Axé (https://goo.gl/34bd1a), Dinamização (https://goo.gl/S4EyRn), Museus (https://goo.gl/uQS9NG e https://goo.gl/vphG2s), Bembé (https://goo.gl/63H8Ve), Festa da Boa Morte (https://goo.gl/BawMJJ) e Capoeira (https://goo.gl/wFJdGN). Acesse: www.ipac.ba.gov.br, facebook Ipacba Patrimônio e twitter @ipac_ba.

 

Assessoria de Comunicação – IPAC, em 22.09.2017

(71) 3117-6490, 3116-6673, 99110-5099, 99922-1743

Jornalista responsável Geraldo Moniz de Aragão (DRT-BA nº 1498)

Coordenação de Jornalismo e Edição: Marco Cerqueira (DRT-BA nº1851)

(71) 98234-9940

Texto-base e entrevistas: Cecília Oliveira (estagiária de Jornalismo)

ascom.ipac@ipac.ba.gov.brwww.ipac.ba.gov.br

Facebook: Ipacba Patrimônio – Twitter: @ipac_ba – Instagram: @ipac.ba