IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

    banner-terreiros

Notícias

IPAC PARTICIPA DO 5º ENCONTRO ESTUDANTIL DA REDE ESTADUAL

  • Publicação:

Com o intuito de consolidar as políticas culturais com a juventude estudantil e as experiências criativas na rede estadual de ensino, foi realizado entre os dias 19 a 23 de novembro de 2017, com abertura oficial em 21 de novembro de 2017 o 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual.

A convite da Coordenação de Projetos Intersetoriais da Secretaria de Educação da Bahia, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) foi representado pela equipe da Coordenação de Educação Patrimonial (CEPA), composta por Daiana Sacramento e Igor Souza, que atuaram como oficineiros, com a temática do patrimônio cultural no projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA).

As atividades foram iniciadas no dia 19/11 com uma pré-abertura do encontro, realizada no Hotel Sol Barra com uma recepção dos estudantes e professores para a apresentação da equipe da Secretaria e dos professores, além de uma escuta sobre o patrimônio na percepção dos estudantes.

Nos dias 20/11 e 22/11 aconteceram as oficinas sobre patrimônio, ministradas pela equipe da CEPA-IPAC que desenvolveu um diálogo com os estudantes de maneira interativa e participativa, para que os mesmos expusessem suas reflexões e apresentassem seus trabalhos. Foi realizada também uma atividade técnica que possibilitou a elaboração de um diagnóstico relatando os principais problemas que acometiam o patrimônio cultural do seu município.

No dia 21 a CEPA esteve presente na abertura do encontro. Já no dia 23/11, quando se deu a conclusão do encontro, a CEPA esteve presente na a Mostra das 4ª Aventuras Patrimoniais Estudantis da Educação Patrimonial e Artística (EPA) com a apresentação artística dos trabalhos pelos estudantes.

Pela tarde, (14hs às 16hs), aconteceu a Visita Cultural com a aula prática de fotografia e um diálogo com os alunos sobre suas experiências com o patrimônio cultural a partir de uma aula de campo pelo Centro Histórico de Salvador, incluindo visita ao CEDOM – IPAC e ao Museu Tempostal.

 

Foram entregues aos professores um kit das publicações do IPAC.

 

Daiana Sacramento