IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

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IPAC investe no aperfeiçoamento das relações institucionais e profissionais dos seus Diretores e Coordenadores

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Neste mês de janeiro o Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) está realizando reuniões para impulsionar as relações estruturais e processuais do órgão, reforçando o planejamento institucional e o cumprimento das metas. O primeiro encontro foi no inicio do mês, no prédio sede do Instituto, com a presença de funcionários que coordenam diversos setores do Ipac.  Já nesta segunda-feira (15), aconteceu no Museu Solar Ferrão e contou com a participação da consultora especializada em Coach, Tássia Catarina, que palestrou para os servidores sobre a forma de desenvolver e entender aspectos de liderança.
A Coath, Tassia Catarina descreveu a importância de ter um bom líder dentro de uma instituição, tendo como argumento que todo líder precisa saber conduzir uma equipe, mostrando firmeza e motivando os colegas. A palestra contou com dinâmica em grupo, com atividades para orientar pessoas a criar um senso de responsabilidade e de atitudes corretas com seusth liderados. “O Ipac entendeu que é importante o desenvolvimento de liderança e que todo profissional pode se tornar um líder,” afirmou a coath.
O chefe de Gabinete do Ipac, André Reis também marcou presença no encontro e na ocasião falou do planejamento estrutural, processual e financeiro do Instituto. “A gente esta tendo essas reuniões, no intuito de reforçar a importância do planejamento para cumprimento das metas estabelecidas do Plano Plurianual (PPA) e a partir disso, nós contratamos uma consultoria que tem uma especialidade em Coach, aonde ela vem desenvolvendo principalmente a importância da formação e desenvolvimento de pessoas a partir da formação de líderes ou do fortalecimento desses líderes dentro do Ipac,” declarou.
Os funcionários do Ipac elogiaram o conteúdo apresentado e falaram dos resultados que esperam após as reuniões. “O que foi apresentado aqui, quase todos conhecem individualmente, mas quando você elabora a ideia, discute isso coletivamente, você realmente desconstrói as ideias antigas e constrói nova imagem de liderança. Me surpreendeu positivamente e me motivou” declarou Milton Queiroz, do Núcleo de Informática do Ipac. Já Alessandra Moreira, da Diretoria de Museus, comentou sobre a importância do conhecimento para desenvolver os processos das instruções normativas de 2018, “acredito que é muito importante que todos estejam sincronizados nas informações”.
O ciclo de reuniões continuará até a próxima semana, em que serão abordados temas voltados para o projeto financeiro do Ipac. “Na semana passada nós tratamos sobre metas do PPA. Esta semana iremos tratar de instrução normativa e jurídica. E na outra, iremos debruçar no planejamento financeiro” explicou o Chefe Gabinete, André Reis.

Crédito fotográfico:  Maíra Moreira

Assessoria de Comunicação – IPAC, em 18.01.2018

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Assessora Responsável: Alexsandra de Alcântara Santos 

Texto base e entrevista: Maira Moreira

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