IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

IPAC inaugura sede da Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia

  • Publicação:

Ao som dos bumbos e cornetas da fanfarra Banema, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC-BA) inaugurou na manhã do último sábado (19), a sede da Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia (AFAB-BA), localizada na Rua Gregório de Mattos, Pelourinho.

O evento, que chamou a atenção dos baianos e turistas que passavam pelo local, contou com a presença do diretor do IPAC, João Carlos Oliveira, do deputado estadual José Neto e da presidente da AFAB, Adriana Aparecida.

Para João Carlos, ter esse espaço como local de referência e encontro para discutir a política de permanência das bandas e fanfarras é fundamental, além de ser uma novidade.

“Com a ocupação de uma sede só para as filarmônicas, estaremos levando uma dinâmica maior e mais animada ao centro histórico, já que a maioria das ações do local são institucionais”, declarou.

O imóvel, que foi reformado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), no ano passado, é fruto de uma parceria do Ipac com o deputado José Neto para abrigar os grupos de fanfarras e a formação de regentes pelos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba).

“É uma grande alegria saber que o Movimento de Fanfarras agora tem um espaço dentro do Pelourinho, um lugar qualificado, em todos os aspectos, principalmente os culturais. Essa conquista, com certeza, vai ajudar as associações que se reúnem em torno da AFAB, além de melhorar a articulação e organização do movimento, não apenas em Salvador, mas em toda Bahia”, comemorou o deputado.

O projeto contempla também a Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia (LICBAMBA) e a Federação Baiana de Fanfarras (FBF), que poderão utilizar o local para discutir as demandas do segmento.

“Esse projeto era algo que a gente vinha mensurando há muitos anos e para nós é de suma importância termos a nossa própria sede, onde, a partir de agora, poderemos realizar nossas reuniões, planejar ações e receber visitas. Só tenho a agradecer ao IPAC e ao deputado José Neto. Essa foi uma conquista e tanta!”, festejou Adriana.

 

Assessoria de Comunicação – IPAC, em 21/05/2018
Assessora Responsável: Alexsandra de Alcântara Santos
Texto-base: Mari Sonciarê (estagiária de Jornalismo)
Revisão de texto: Carla Costa (DRT 03850)
(71) 3117-6490/ 3116-6673
ascom.ipac@ipac.ba.gov.br / www.ipac.ba.gov.br
Facebook: Ipacba Patrimônio
Twitter: @ipac_ba
Instagram: @ipac.ba